Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Está negativado? Veja se vale a pena buscar crédito

A- A+

Seu foi inserido no cadastro de restrição da Serasa ou do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito)? Infelizmente, você está negativado. Quando isso acontece, o consumidor passa a ter dificuldades para obter qualquer tipo de crédito, incluindo a realização de compras à prazo em crediários, uso de cheques e cartões de crédito, além de empréstimos ou financiamentos.

A restrição torna-se então difícil para quem está negativado, ou tem um obstáculo a mais no trajeto para limpar seu nome.

Crédito para negativado

Se por um lado,  instituições bancárias e operadoras de cartão de crédito costumam fechar as portas para um negativado, por outro, existem vários tipos de empresas que fazem empréstimos aos que estão endividados. Algumas delas nem mesmo realizam consultas no Serasa ou SPC antes de concederem o crédito. Mas essa conduta não é gratuita e pede atenção redobrada.

negativado

Na hora de assinar o contrato, todo cuidado é necessário para evitar problemas financeiras. Foto: iStock, by Getty Images

As facilidades oferecidas pelas empresas vão desde a mínima burocracia e ausência de cobrança de taxas antecipadas à extensão nos prazos de pagamentos. A burocracia é menor, basta a pessoa ter algum tipo de comprovação de renda (carteira assinada ou contracheque). Servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS têm mais facilidade ainda na obtenção do crédito.

Outra facilidade é que o negativado não precisa comprovar a finalidade do uso do dinheiro. Para a financeira, tanto faz o empréstimo ser utilizado para o abatimento de outras dívidas ou para financiar um imóvel ou carro, por exemplo.

Negativado: facilidades podem custar caro

Mas, apesar das facilidades, o negativado precisa estar atento aos empréstimo e todo cuidado é necessário antes da assinatura do contrato com a financeira.

“O primeiro cuidado é com a própria idoneidade da financeira que está concedendo o empréstimo. A quantidade de empresas que oferecem o serviço é grande, mas existem muitos casos de fraudes e de agiotagem, principalmente em financeiras que oferecem o empréstimo online.A procura deve ser feita com extrema cautela para que o negativado não caia na armadilha do crédito fácil que pode se transformar em uma dívida impagável”, alerta Ione Amorim, economista do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec)

Outra preocupação, de acordo com a economista, são as altas taxas de juros. “Elas podem chegar até 1.000% ao ano, taxas cerca de 10 vezes maiores do que as praticadas por instituições bancárias”, afirma.

Melhor do que buscar um crédito para negativados é buscar uma estratégia inteligente para a redução das dívidas. “Elimine gastos supérfluos e insira metas financeiras na sua rotina”, indica Ione Amorim. “Avalie sua saúde financeira e evite novos débitos”, recomenda a economista.

Consulta ao CPF

Para quem está negativado e acabou de obter um novo crédito, é importante sempre monitorar seu CPF. Além de consultas avulsas junto às instituições de proteção ao crédito, existem outras formas de fazer esse monitoramento, chegando a avisos imediatos.

Em parceria com a Serasa Experian, a Vivo oferece o Vivo Alerta CPF, um serviço que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  1. – Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  2. – Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  3. – Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.
> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para negativado? Compartilhe!

Assine nossa newsletter!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças