Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Está faltando inspiração para o roteiro de viagem? Veja dicas

A- A+

Brasileiro gosta mesmo de viajar. Uma pesquisa realizada pela Finaccord apontou que as viagens ao exterior cresceram 7% entre 2009 e 2013, sendo a maior parte para aproveitar as férias. Mas fazer o roteiro de viagem não é uma tarefa agradável para todo mundo. Veja algumas inspirações para montar o seu.

Roteiro de viagem: homem dá volta ao mundo a pé

Se, muitas vezes, buscar dados na internet ou com algum amigo parece difícil, imagine como foi o roteiro de viagem do inglês Karl Bushby. O ex-paraquedista do exército britânico saiu de Punta Arenas, Chile, há 18 anos, com a ideia de chegar a sua cidade natal a pé.

De acordo com seu roteiro de viagem original, a ideia era atravessar a América até o Alasca, seguir pelo Estreito de Bering até a Rússia, rumando para a China, Cazaquistão, Europa Oriental, França e – percorrendo o Eurotúnel – chegar à Inglaterra.

seudinheiro-Roteiro-de-viagem

Verifique antes seus pontos de interesse em cada cidade. Foto: iStock, Getty Images

Se tudo saísse como previsto, a aventura seria concluída em oito anos. Mas nem tudo foi avaliado no roteiro de viagem. A fome foi um dos menores problemas de Bushby. Até chegar ao Alasca ele enfrentou tempestades de areia e uma selva dominada por guerrilheiros e traficantes.

Sua chegada à Rússia foi por meio de uma área militar. Por conta disso, foi preso e deportado para o México. Prestes a recomeçar sua caminhada, o inglês começou a gravar o documentário The walk around the world (A caminhada ao redor do mundo), onde registrou o desafio de cruzar o território norte-amaericano. Muito de sua história também está no site.

Aprenda a fazer o seu roteiro de viagem

Se depender das estatísticas, é bom que o brasileiro se habitue a fazer um bom roteiro de viagem. Conforme a Agência Internacional de Empresas de Transporte Aéreo, enquanto há 10 anos eram registradas 30 milhões de viagens de avião no Brasil, hoje são são 113 milhões de voos anuais.

Dicas para planejar sua estada

Sair da rotina sempre requer alguns cuidados. Quando se trata de uma viagem internacional, a atenção é redobrada. Veja algumas dicas para planejar seu passeio.

Defina o número de dias

Antes de comprar as passagens, é importante definir quantos dias ficará em cada destino. A euforia de visitar um grande número de lugares – principalmente em viagens à Europa – deve ser controlada. Verifique antes seus pontos de interesse em cada cidade.

Confira os meios de transporte

Na Europa, por exemplo, o trem é um dos meios mais utilizados e é muito eficaz. Mas se você quer se aventurar em pontos mais distantes do Velho Continente, informe-se bem, pois há lugares de mais difícil acesso. Nesses casos, separe dinheiro para táxi e reserve mais tempo para deslocamento.

Deixe as passagens para o final

Compre as passagens e reserve hospedagem só depois de ter seu roteiro pronto. E tenha cuidado ao optar por voos low costs em trechos internos, pois há muitas taxas, principalmente por excesso de bagagem (visto que o limite destas companhias é baixíssimo). Se as suas bagagens são grandes ou você pretende trazer muitos presentes, prefira as companhias tradicionais.

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

como economizar na limpeza
organizar a mala
esconder gastos
free shop
moedas mais caras do mundo
quanto gastar na europa por dia