Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Está endividado? Confira dicas para fugir da inadimplência

A- A+

Se você está endividado, saiba que não é um privilégio só seu. Em março de 2015, 54,7 milhões de brasileiros estavam com o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) por inadimplência, uma alta de quase 4% em relação ao mesmo período do ano passado. O número representa 37% do total da população economicamente ativa do país.

Ter o nome sujo na praça gera um desconforto grande, pois impossibilita qualquer negócio em que haja necessidade de análise de crédito, seja um financiamento imobiliário ou a compra de um eletrodoméstico no crediário.

inadimplencia

Procure por linhas de crédito mais baratas e saia do endividamento. Foto: iStock, by Getty Images

Planejamento para sair da inadimplência

Apesar de difícil, com estratégia e planejamento é possível evitar ter o nome no cadastro de maus pagadores ou, caso você já figure lá, sair da temida lista. O consultor financeiro Reinaldo Domingos elencou algumas estratégias para lidar com a situação de inadimplência.

1) Antes de sair negociando, é preciso ter pleno domínio do seu dinheiro, fazer um diagnóstico financeiro, registrando o que se ganha, o que se gasta, conhecer seu verdadeiro eu financeiro

2) Faça um apontamento de despesas diárias por tipo de despesas por 30 dias. É o caminho para que o orçamento fique mais claro.

3) Muitas vezes é importante dizer “devo, não nego, pago, como e quando puder”. Nunca se deve procurar um credor (pessoa para quem você deve) antes de ter domínio completo de seu dinheiro.

4) É preciso ter calma quando se está em inadimplência. Estar endividado nem sempre é um problema, o problema é quando não se consegue pagar este compromisso.

5) A portabilidade é uma das ferramentas para reduzir o endividamento. Procure por linhas de crédito mais baratas.

6) No planejamento para pagar as dívidas, priorize as com juros mais altosl.

7) Na hora de negociar, se for parcelar as dívidas, tenha certeza que elas cabem em seu orçamento.

8) Saiba que para pagas às dívidas atrasadas terá que repensar seu padrão de vida.

9) Não existe uma porcentagem exata de quanto terá que direcionar para pagar as dívidas. Tudo dependerá do diagnóstico financeiro.

10) Além de pagar as dívidas, procure guardar dinheiro para comprar à vista e com algum desconto.

info nome sujo

Vivo Alerta CPF

Imagine um serviço que te alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, também toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas anti-fraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre inadimplência? Deixe seu comentário.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças