Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Esqueci meu CPF, e agora?

A- A+

Não há coisa pior do que, após enfrentar uma longa fila em um estabelecimento comercial, chegar no guichê de atendimento e constatar: “esqueci meu CPF”. Isso é comum, principalmente quando nossos documentos são perdidos ou furtados. Mas a sua inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é fundamental para fazer qualquer tipo de movimentação.

Esqueci meu CPF: onde posso consultá-lo?

É verdade que o número do CPF é grande e nem todo mundo memoriza. Há pessoas que decoram, mas, após um longo tempo sem precisar utilizá-lo, acabam esquecendo. Mas a frase “esqueci meu CPF” cada vez menos causa calafrios nas pessoas.

Se você está sofrendo com esse “esqueci meu CPF” nesse exato momento, há diversos documentos próximos a você onde se pode consultar. O primeiro deles é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que apresenta, obrigatoriamente, o número desse documento.

O novo modelo de carteira de identidade também pode ter o número do CPF. A inserção do documento é opcional mas, se você tem o modelo novo, verifique se o seu Cadastro de Pessoas Físicas não está lá.

Foto: Arquivo Pessoal

O número de CPF é único para a vida toda. Foto: Arquivo Pessoal

Apesar de já serem praticamente uma espécie em extinção, os talões de cheque bancários apresentam sempre o número do seu documento. Se você está no dilema “esqueci o numero do meu CPF, e agora?”, veja se não há nas suas gavetas algum talão de cheques antigo, onde você possa conferir.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), em seu novo formato, também traz o número de uma série de documentos, entre eles o CPF e o Título de Eleitor. Mas como é um documento que raramente manuseamos, acabamos esquecendo de conferi-lo.

Outra sugestão, caso você não tenha os documentos novos, é olhar contratos diversos. Pode ser um contrato de locação de box de estacionamento, a matrícula de seu filho na escola, um contrato de imobiliária, em uma antiga matrícula sua da faculdade ou até mesmo na nota fiscal de compra de um celular.

Você vai gostar de:
Como proteger meu CPF? Veja algumas dicas
Cuidados com CPF são essenciais para evitar golpes
É possível descobrir o número do CPF pelo nome?

Esqueci o número do meu CPF: posso consegui-lo na Receita Federal?

Nos dias de hoje, com a infinidade de contratos que assinamos e com a quantidade de boletos bancários que recebemos – muitos deles com o número do documento – é bem provável que o número do seu CPF esteja ao seu alcance, em algum lugarzinho da sua casa.

Mas se, ainda, a frase “esqueci meu CPF” continua assombrando você, o jeito é ir até uma unidade da Receita Federal mais próxima de você e fazer uma consulta. Entretanto, não é preciso se preocupar quanto à perda de documentos, pois não é necessário cancelar o CPF.

O número de CPF é único para a vida toda. Em caso de perda ou roubo, você precisará refazer o documento a partir do cadastro já existente, mas a numeração permanece a mesma. O cancelamento pode ser realizado apenas em caso de multiplicidade ou falecimento.

Monitore seu CPF

Se você quer saber sobre todas as movimentações e consultas que ocorrem em seu CPF, o Vivo Alerta CPF é a melhor alternativa. O serviço envia um alerta de SMS sempre que o seu documento é consultado ou a situação é alterada. Por meio de uma parceria com o Serasa Experian, você se mantém sempre informado por apenas R$ 4,99 mensais.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas de esqueci meu CPF? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças