Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Esqueceu a senha do cartão? Veja como recuperar

A- A+

A difusão e o acesso às novas tecnologias, sem dúvida, facilitaram a nossa vida. Mas uma das consequências de tanta novidade, equipamentos, serviços e afins é o número de senhas que devemos decorar. A senha do cartão acaba sendo apenas mais uma delas.

Em um dia comum é preciso relembrar o código-chave para acessar o e-mail, as redes sociais, o extrato do banco, pagar o supermercado… e uma hora o cérebro falha.

Em algum momento, todos já nos deparamos com situações de esquecimento das senhas, normalmente nas piores possíveis. E entre tantas tentativas para acertar os números, muitas vezes acabamos bloqueando o cartão.

senha-do-cartao

Ter uma senha segura é garantia de segurança, mas pode ser difícil de memorizar. Foto: iStock, by Getty Images

 Esqueci a senha do cartão. E agora?

As formas para recuperar a senha do cartão de crédito variam de banco para banco, mas normalmente têm uma operação semelhante. Além da maneira tradicional e menos prática – ir pessoalmente até a agência que possui conta -, as instituições financeiras contam com o serviço via Central de Atendimento telefônico.

Alguns bancos já estão oferecendo o serviço pela internet, em que, por meio da página pessoal, o cliente pode efetuar o desbloqueio da senha do cartão e recuperá-la, mas isso ainda é exceção.

info senha

Dicas para a senha do cartão

Em janeiro de 2015, a SplashData, empresa de segurança na internet com sede nos Estados Unidos, divulgou as 25 senhas mais comuns da internet. As senhas com sequências óbvias de números estavam entre as mais corriqueiras, incluindo a campeã “123456”.

Evitar esse tipo de sequência está no topo das recomendações de qualquer empresa para um código confiável. Deve-se deixar de lado também datas ou palavras que remetam a alguma lembrança óbvia, como datas de nascimento, número de casa ou aniversários de pessoas próximas.

Cartão em segurança

Além das dicas para uma senha segura, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) recomenda ainda algumas ações, que podem parecer básicas, mas que evitam uma série de problemas com os cartões:

– Nunca esqueça de pegar o cartão de volta quando terminar a compra.

– Depois, guarde-o em um lugar seguro. 

– Não molhe, dobre ou amasse seu cartão, nem deixe-o perto de aparelhos eletrônicos, como televisão, celulares ou microondas, já que podem estragar a parte magnética ou o chip.

Cartões de crédito com benefícios

Além da segurança de não carregar dinheiro em espécie, o cartão pode oferecer muitos benefícios para os usuários. Os Cartões de Crédito Vivo, por exemplo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para senha do cartão? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet