Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Espaços pequenos devem ser bem aproveitados ao mobiliar apartamento

A- A+

Espaços pequenos são um desafio para quem vai mobiliar sua casa ou apartamento. Mas, com planejamento e criatividade, é possível posicionar móveis e objetos de decoração em poucos metros quadrados sem atrapalhar a circulação, o aconchego e o estilo desejado.

Valorizando espaços pequenos

Conforme explica a designer de interiores Roberta Cavina espaços pequenos requerem muita atenção. O fundamental é introduzir apenas os objetos necessários para o ambiente, fugir de adornos grandes, cores fortes nas paredes e móveis exagerados. O resultado é um local mais leve, que inspira conforto e sofisticação.

“O ideal é usar tons pastéis, espelhos para dar amplitude ao espaço e móveis proporcionais para o tamanho do cômodo”, exemplifica a designer.

Ou seja, o melhor é apostar na simplicidade para aproveitar a área do melhor modo possível. Móveis multifuncionais, como camas, sofás e mesas com gavetas e compartimentos internos, por exemplo, podem ajudar a ganhar espaço sem abrir mão do conforto. As portas de correr também podem ser aliadas, principalmente quanto utilizadas em armários e banheiros.

Possui muitos livros e objetos para serem guardados? Ao invés de encher a sala com móveis robustos, busque nas prateleiras, sobretudo as suspensas, uma forma de aproveitar os cantos e lugares pouco explorados. Quando organizados com harmonia, os itens valorizam a decoração.

Nos quartos, os beliches são ideais e podem aparecer em formato repaginado. Quando não há a necessidade de duas camas, é possível deixar uma delas suspensa e aproveitar o espaço de baixo para colocar um escrivaninha com computador ou livros e materiais.

Nos espaços pequenos, aposte na simplicidade na hora de definir os móveis e deocração. Foto: iStock, Getty Images

Nos espaços pequenos, aposte na simplicidade na hora de definir os móveis e deocração. Foto: iStock, Getty Images

Luminosidade nos espaços pequenos

A opção pelos tons pastéis nas paredes, especialmente o branco, vai ajudar também a dar a impressão de um ambiente mais amplo também através da luminosidade. A luz natural é uma forte aliada e deve ser explorada. A melhor dica é ter janelas que permitam clarear o ambiente.

Luminárias de teto ou dispostas em lugares específicos dos cômodos também geram a sensação de mais espaço e ainda trazem estilo para o ambiente. Na hora de escolher, avalie o modelo, as cores e o local em que elas serão dispostas.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro da sua casa e garantir que o lugar que você organizou com tanto cuidado esteja protegido. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

 

Gostou das dicas para decorar espaços pequenos? Compartilhe!

almofadas para sofá
preço de imoveis começa a cair
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
investir em imóveis
direitos do inquilino