Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Escolha do banco: descubra quais fatores levar em conta

A- A+

Está pensando em abrir uma conta ou mudar de instituição bancária? A escolha do banco deve ser avaliada com calma, de acordo com as suas necessidades e as vantagens oferecidas. Embora seja comum a ideia de que todos são iguais, as pequenas diferenças podem fazer toda a diferença na hora de economizar.

Antes da escolha do banco, analise seu perfil

O primeiro passo para a escolha do banco é definir quais são os seus objetivos e analisar como a instituição pode ajudar você a concretizá-los. Se a necessidade é pagar tarifas bancárias mais baixas, existem opções disponíveis, mas ao sacrifício de um atendimento ao cliente, destaca o presidente da Luca Consta, Arthur Jardim Nogueira Borges.

“Bancos pequenos oferecem taxas de retorno mais elevadas nas aplicações financeiras, mas deve-se estar atento às taxas de administração cobradas, que podem anular a vantagem do retorno mais alto”, lembra ainda Borges. Mas se o objetivo é fazer aplicações, por menor que seja o valor, são as taxas de retorno que devem prender a sua atenção no momento de decidir.

Verifique também quais são os pacotes oferecidos pelo banco. Em alguns casos, há a possibilidade de acumular pontos com as compras no cartão de crédito e trocar por vantagens, mas há o pagamento de um valor extra para ter o serviço disponível. Ou seja, avalie a necessidade de contar com esse e outro recursos e evite gastar mais do que o necessário.

Escolher o banco mais adequado ao seu perfil ajuda a economizar dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Escolher o banco mais adequado ao seu perfil ajuda a economizar dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Escolha do banco de confiança

Abrir uma conta em um banco exige ainda que você tenha confiança nos serviços prestados. A dica do economista e professor da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Alfredo Meneghetti, é buscar as instituições maiores, que já tenham um nome consolidado e com menos chances de fechar as portas.

Para ele, os bancos públicos podem ser a melhor aposta, principalmente porque costumam estar atrelados às políticas públicas governamentais. Com isso, também apresentam juros mais atraentes e programas específicos para áreas como habitação, por exemplo.

Mas nem só as vantagens oferecidas devem ser pesquisadas. Procurar avaliações de outros clientes também ajuda a conhecer o modo como a instituição se relaciona com o público. No site do Banco Centralé possível encontrar um ranking, atualizado mensalmente, com o número de reclamações acumuladas pelos bancos e financeiras.

Tarifas em bônus

Quer poupar dinheiro com as tarifas bancárias? Além de ter cuidado na hora de escolher a instituição em que você vai abrir a sua conta, é possível contar com as vantagens oferecidas pela Vivo. O programa Conta Bônus converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até sete dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o seu celular

Gostou das dicas para fazer a escolha do banco? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
valor das tarifas bancárias
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho