Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Escolha do bairro pode ser primeiro passo para comprar imóvel

A- A+

A expressão “política da boa vizinhança” nunca fez tanto sentido como na hora de escolher um imóvel. Você idealiza o terreno, o projeto, a casa e até a decoração, mas já pensou no bairro onde vai morar? Este pode ser o primeiro passo para sua compra.

Na escolha do bairro, é  preciso levar em consideração diferentes fatores, de acordo com suas necessidades, estrutura familiar e estilo de vida. Assim poderá delimitar as opções disponíveis em termos de tamanho e infraestrutura na região escolhida.

Bairro deve estar de acordo com o estilo de vida

Também é imprescindível levar em conta questões como morar ou não perto do trabalho, estado civil, ter ou não filhos, depender ou não de transporte público, entre outros fatores. Com essas informações traçadas, será mais fácil escolher o bairro ideal para você.

bairro

Comprador deve avaliar seu estilo de vida e suas necessidades na hora de escolher o bairro. Foto: iStock, Getty Images

Qual tipo de bairro está disponível para você

É claro que, nem sempre, a localização que você deseja contará com um terreno ou imóvel disponível com as mesmas características que você procura. Nesse caso, é importante avaliar se você irá priorizar o bairro ou se escolherá o imóvel dos seus sonhos em outra região. Conheça alguns perfis de bairro.

Tradicionais

É aquele tipo de bairro já consolidado na cidade, conhecido por ser majoritariamente residencial, com poucos prédios empresariais. Geralmente, já possuem infraestrutura consolidada há muito tempo, o que lhes confere valores mais estáveis.

São ideais para quem busca um ambiente tranquilo, já que esse tipo de bairro na maioria das vezes é mais retirado, localizado longe dos grandes centros urbanos.

Porém, um bairro tradicional requer um veículo próprio para efetuar deslocamentos diários, em função de menor disponibilidade de transporte público.

Executivos

Como a descrição sugere, são locais de alta concentração empresarial, com salas comerciais, escritórios e empresas. São os tipos de bairro mais procurados por quem quer morar próximo ao trabalho para ganhar tempo, evitando o trânsito.

Uma das características positivas é que esses locais geralmente oferecem uma boa infraestrutura de comércio e serviços.

Centrais

São aqueles bairros em que a praticidade impera. Sua rica infraestrutura oferece comércio, serviços, universidades, transporte e diversas opções de lazer e cultura. Entretanto, nesse tipo de localidade, as ofertas de imóveis residenciais geralmente seguem a nova onda compacta, contando com (no máximo) dois dormitórios.

Se sua ideia é adquirir um imóvel grande, talvez essa não seja a melhor escolha.

Descolados

Nesse tipo de bairro o morador é cercado por inúmeras ofertas de cultura e entretenimento, como bares e restaurantes, galerias, lojas despojadas, casas noturnas, entre outros.

São ideais para aquele consumidor moderno, que precisa contar com acesso fácil à cultura ao mesmo tempo em que que ter à sua disposição espaços para seu lazer.

Com essas características em mente tente identificar em sua cidade as que combinam com cada bairro e compare com as suas necessidades. Certamente ficará muito mais fácil escolher onde comprar o seu imóvel.

Preserve o seu patrimônio

Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira
investir em imóvel na planta vale a pena
almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
crédito para financiar casa própria
lareira em apartamento
parcelar festa de casamento