Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Escolha a modalidade certa e descubra como viajar gastando menos

A- A+

Há pessoas que são viajantes natas e têm no hábito uma rotina. Já outras economizam boa parte do tempo para realizar o sonho de conhecer um novo destino. Para qualquer situação, é preciso saber como viajar de forma segura, satisfatória e, se possível, econômica.

Viajar por conta, ou em excursão? Seja qual for a sua escolha, é importante atender ao perfil do turista. Quando há experiência em viagens ou lançando mão de dicas para turismo, é possível se cercar de todas as artimanhas para gastar menos e com tranquilidade.

É preciso saber como viajar de forma econômica.

Com ajustes no bolso e planejamento, é possível curtir uma viagem mais tranquila. Foto: iStock, Getty Images

Como viajar bem, de acordo com cada perfil

O gerente da agência de viagens Total Travel, Rogério Rocha, comenta as modalidades que podem se encaixar no seu perfil, variando conforme o gosto, idade e conhecimento do turista.

Viajar por conta

Esse caso, conforme Rocha, é mais indicado para uma viagem rápida, que não inclui em seu roteiro a visita a muitas cidades. Também é interessante para a pessoa que quer mais liberdade para ir onde quiser sem horário marcado.

A vantagem é que se pode escolher praticamente tudo: a classe do avião (econômica ou primeira classe), hotel na categoria desejada ou até mesmo alugar um carro. Dessa forma, é possível economizar bastante ou gastar um pouco mais, dependendo do orçamento disponível.

Excursão

Essa modalidade não depende apenas do perfil do viajante, mas também da situação. Quando não se conhece as cidades que irá visitar, por exemplo, pode ser interessante ter todo o apoio oferecido por um pacote de viagens.

Entretanto, como o viajante fica sujeito às regras do produto contratado, não pode alterar as categorias de hotéis oferecidos, por exemplo, mesmo que seja de seu agrado.

Uma dica importante é verificar se há seguro viagem incluído nos valores, pois sempre se pode precisar.

Cuidados para garantir uma viagem tranquila

Principalmente se você não tem experiência em turismo, é importante tomar algumas precauções antes de decidir como viajar.

Algumas questões como a necessidade de visto consular (exigido pro alguns países), vacinas e agências especializadas no atendimento de idosos – se for o caso – são importantes. “O turista imagina uma viagem para o exterior, porém não tem ideia de tudo o que envolve um processo como esse”, destaca Rocha.

Possuir documentação válida, visto consular, câmbio, são fatores que muitas vezes passam longe das preocupações do turista. “É preciso que ele se sinta seguro diante do agente de viagens que o atende, principalmente quando a faixa etária é pouco mais elevada”, aponta.

Você vai se interessar por:

A grana anda curta? Descubra como viajar sem dinheiro

Drible a alta do dólar turismo e viaje sem prejuízo

Voo com escala é alternativa para quem deseja viajar mais barato

Organize sua viagem no Vivo Compras

Seja qual for a modalidade escolhida, você pode contar com o auxílio da web para descobrir como viajar com economia. Antes de comprar a sua passagem ou reservar o hotel, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz várias opções você fazer a escolha mais adequada para o seu perfil.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para a sua viagem

Que tal as dicas para aprender como viajar bem e barato? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple