Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Erro 57: entenda por que a compra com cartão foi recusada

A- A+

Os códigos indicativos de problemas podem variar entre as diversas operadoras de cartão. Ainda assim, o erro 57 ganhou fama, e ainda é muito conhecido entre os usuários. Que atire a primeira pedra quem nunca passou o constrangimento de ler a mensagem “operação não autorizada” no supermercado, com aquela fila quilométrica assistindo a tudo.

Trata-se de um fato comum, e pode ocorrer por diversas razões – desde problemas no estabelecimento até no seu próprio cartão, seja por erro seu ou por medidas de segurança tomadas pelo banco emissor.

erro-57

Erro na hora da compra é mais comum que você imagina. Foto: iStock, by Getty Images

Erro 57 pode ter múltiplos significados

Via de regra, o erro 57 não significa que você não tenha saldo. Geralmente, isso indica que seu cartão está bloqueado, e isso pode ocorrer por várias razões. É muito comum o cliente receber um cartão novo e, quando pensa que decorou a senha, a digita três vezes de forma errada e, no fim, a bloqueia.

Isso, claro, quando você não esquece de ligar para a central de atendimento do seu cartão e desbloquear antes de começar a usá-lo. Outro fato comum é que muitos bancos bloqueiam o seu cartão quando identificam alguma suspeita de fraude.

Quando ocorrer o erro 57, ligue para o banco

Se a compra que você está tentando fazer tem um valor alto demais, pode ser que o famoso erro 57 apareça na telinha. Então não tem outro jeito: você precisa ligar para o banco emissor do cartão e informar que está tentando fazer uma compra de determinado valor, para que eles liberem o seu cartão.

Aliás, ligar diretamente para quem pode autorizar ou não a operação é sempre a melhor saída. Isso porque, na maioria dos estabelecimentos, os atendentes sabem tanto quanto você sobre os diversos códigos que podem aparecer.

Há casos ainda em que o erro 57 indica que aquele estabelecimento onde você está não faz parte da rede conveniada. Em outras palavras, eles não aceitam o seu cartão. Mas antes de reclamar com a pessoa que disse que aceitava, mantenha a calma. Muitas vezes os cartões são muito, mas muito parecidos mesmo. Outro fato comum é o próprio consumidor enganar-se entre seus diversos cartões e digitar a senha errada.

Claro que é constrangedor ficar ali, frente a frente com o erro 57. Mas deve ser uma daquelas situações que acontece com todo mundo ao menos uma vez na vida. O ideal é sempre prestar bastante atenção na hora de pagar, para evitar problemas maiores.

Cartão de crédito com benefícios

Nos dias de hoje, o cartão de crédito é uma ferramenta imprescindível e, sabendo usá-lo com disciplina, o consumidor ainda pode ter diversas vantagens. A Vivo oferece cartões de crédito, em parceria com dois bancos diferentes, sendo que os clientes Vivo Pré ou Controle ganham bônus em ligações.

Já os clientes Vivo Pós podem somar pontos no programa Vivo Valoriza, que podem ser revertidos em descontos na compra de ingressos para opções de lazer, bem como descontos em lojas da rede de parceiros.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para o Erro 57? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito