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por Vivo Seu Dinheiro

Envio de SMS para confirmar transação bancária reduz até 90% dos golpes

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Uma nova estratégia adotada por diferentes instituições financeiras no Brasil pode ajudar a combater fraudes e golpes relacionados ao roubo de dados. Trata-se do envio de SMS, a popular mensagem de texto, para os clientes do banco, informando sobre as suas transações bancárias assim que são feitas.

Como funciona o envio de SMS

A iniciativa dos bancos em enviar SMS para seus clientes tem como objetivo principal evitar fraudes e golpes. Mas como isso funciona na prática? Sempre que houver uma movimentação na conta, a pessoa irá receber uma mensagem de texto em seu celular, informando sobre o que foi feito.

Assim, caso o usuário não reconheça a transação realizada, ou não a tenha autorizado, saberá que algo está errado em sua conta e identificará que pode estar sendo vítima de uma fraude ou golpe. Tudo isso de forma rápida, possibilitando a adoção de medidas urgentes.

Após o recebimento de uma mensagem confirmando a transação não autorizada, a pessoa pode bloquear tudo em instantes, cancelando a transação diretamente com o banco e tornar inválido um cartão clonado, por exemplo.

Mulher usando o envio de sms para confirmar sua transação bancária.

Estratégia pode ter ajudado bancos a diminuir índice de fraudes em até 90%. Foto: iStock, Getty Images

Medida tem sido eficaz

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) o envio de SMS para prevenir fraudes teve resultado positivo e surpreendeu em 2015.

Os motivos seriam principalmente a popularidade crescente dos smartphones e a familiaridade do brasileiro com esses aparelhos. A redução nos casos, segundo dados informados pelos bancos à Abecs, foi de cerca de 90% – número considerado bastante expressivo por ambas as partes.

Mas poderia ser melhor, já que a medida adotada pelas instituições financeiras demorou a entrar em vigor. Havia certo receio de que o envio de SMS pudesse incomodar alguns clientes ou ser pouco efetivo ao se tornar uma informação a mais em seus celulares. Além disso, o alto custo de implementação também foi debatido como uma barreira para a expansão.

Em 2015, o serviço começou a ser adotado gradativamente e, embora a redução no número de golpes e fraudes virtuais não possa ser atribuída somente a essa estratégia, o serviço já é visto como positivo e deve ser ampliado em 2016.

Chips ajudam a diminuir riscos

No Brasil, outro método já utilizado há algum tempo vem ajudando a diminuir a incidência de fraudes, conforme informações da Abecs. Trata-se do uso de chips no cartão de crédito, cuja tecnologia recebeu no Brasil um dos maiores investimentos.

A maior vantagem da presença do chip EMV é que ele amplia a proteção do cartão contra colagens. Essa é uma das principais falhas da tarja magnética, que transfere as informações facilmente. Para corrigir possíveis problemas na segurança, recentemente, os Estados Unidos também passaram a adotar a tecnologia.

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O que acha da iniciativa do envio de SMS para prevenir fraudes? Deixe seu comentário.

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