Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entrevista de emprego em inglês: veja como se sair bem

A- A+

Você preencheu o currículo, passou pela primeira fase, dinâmicas, até que chegou na hora da temida entrevista de emprego em inglês. E agora? O idioma está em dia ou você exagerou na hora de listar suas qualificações? Está tudo certo, mas o nervoso bateu? Saiba como sair-se bem nessa situação.

A temida entrevista de emprego em inglês

A vaga é “a sua cara”, mas está lá: inglês fluente. É hora de encarar uma entrevista de emprego em inglês. Mas se fluência não é o seu caso, não adianta mentir. É o que recomenda Márcia Morais, consultora em RH com atuação nacional. “Preste atenção à exigência da vaga e não coloque no currículo se não tiver domínio da competência”, recomenda.

seudinheiro-entrevista-de-emprego-em-ingles

Caso não domine o idioma, seja sincero e evite a entrevista em inglês. Foto: iStock, Getty Images

Segundo Márcia, é muito comum, mesmo em companhias brasileiras, os profissionais de diferentes áreas de atuação terem que participar de reuniões com estrangeiros, fazer ligações para o exterior e preparar apresentações e relatórios em inglês. Por isso, é exigida fluência.

Nesses casos, surge a temida entrevista de emprego em inglês e é fundamental colocar o seu verdadeiro nível. “Geralmente, se o anúncio solicitar o idioma, ele vai ser testado. Pode ainda haver uma avaliação de nivelamento de inglês em uma das etapas de seleção”, alerta.

Caso passe na seleção e seu nível de inglês não tenha sido checado, pode ser ainda pior. “Se você enganou o recrutador na primeira reunião ou a qualquer momento dentro da empresa, você será testado em público, podendo pagar um grande ‘mico’”, adverte Márcia. Por isso, a sinceridade e o estudo ainda são o melhor conselho.

Você vai se interessar por:

Saiba lidar com a ansiedade antes da entrevista de emprego

Veja o que não fazer em uma entrevista de emprego

Especialistas dão dicas para entrevista de emprego

Como agir na entrevista de emprego em inglês

Declare o nível correto de entendimento da língua

Não existe nível “me viro bem” na entrevista de emprego em inglês. Ou você fala, ou não. Pior é precisar mudar a declaração de nível do idioma na hora ou passar por situações desagradáveis. Também não vale dizer que entende, mas não consegue falar ou escrever. Papel (e internet) aceita tudo: ao vivo, as coisas mudam de figura.

Prepare-se da mesma forma que faria se fosse em português

Saiba dizer em inglês aquilo que saberia dizer em português sobre você, sobre a empresa, porque gostaria de trabalhar lá e o que iria acrescentar à companhia se for contratado.

Estude inglês independente da área de atuação

Estude mesmo que ache que nunca vai usar. Existem formas de aprender outros idiomas inclusive sem custo, disponíveis na internet.

Mantenha-se atualizado

Talvez você tenha o nível declarado, mas esteja enferrujado. Por isso, é sempre bom fazer cursos de atualização, conversação, ler, assistir filmes, tudo para manter seu nível e não perder o que já conquistou.

 

Pronto para a entrevista de emprego em inglês? Deixe seu comentário.

queda do dólar
viajar para a China
viajar para a Tailândia
vale a pena pedir demissão
juros cobrados no cartão de crédito
trabalho temporario no canadá