Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda se renda fixa é uma boa opção de investimento para 2015

A- A+

Para quem quer ver o seu dinheiro se multiplicar, descobrir a melhor forma de investimento é tarefa básica, e nem por isso menos complicadaEm parte porque a decisão depende do perfil do investidor, da quantia disponível e e da grande variedade de opções disponíveis no mercado. Para 2015, um ano de alta na taxa Selic e um período instável para a economia, uma das apostas dos especialistas é na aplicação em renda fixa.

Como funciona a renda fixa

A renda fixa é um modelo de aplicação em que o investidor compra títulos de bancos, empresas ou do governo. Ao final do prazo de aplicação, o investidor retira o montante inicial acrescido dos juros estipulados no início da operação. A principal diferença para as aplicações de renda variável diz respeito ao risco: na renda fixa, existe a certeza de que haverá lucro.

O título adquirido pode ter rentabilidade pré-fixada ou pós-fixada. Os pré-fixados já possuem o valor do resgate definido no momento da aplicação. Nos títulos pós-fixados, o investidor só descobre o valor a ser recebido no momento do resgate, pois o rendimento é a soma do valor aplicado, mais uma taxa de juros pré-determinada e o desconto da taxa de inflação do período.

Renda fixa

Renda fixa permite projeção adequada dos rendimentos. Foto: Shutterstock

Por que a renda fixa é aconselhada para 2015

Em geral, a aplicação em renda fixa tem sido aconselhada aos pequenos investidores conservadores, que temem perder dinheiro. Para o professor de Finanças do IBMEC e da Fundação Dom Cabral, Gilberto Braga, com a perspectiva de mais um ano de baixo crescimento e inflação elevada, o investimento é recomendado.

“Atualmente, o Tesouro Direto, que são títulos do governo federal e o CDB, títulos dos bancos, estão em alta, posto que as taxas de juros estão subindo”, recomenda Braga.

Antes de iniciar o investimento, o importante é analisar as taxas, entendendo as possibilidades de mercado e as suas expectativas pessoais. A renda fixa é uma opção que dá mais segurança, mas não espere retornos de uma ação na Bolsa de Valores, por exemplo.

Tarifas em bônus

Para quem gosta de fazer investimentos e movimenta sua conta bancária com frequência, economizar nas tarifas é uma boa opção. E que tal se elas forem convertidas em em bônus para o seu celular? O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas sobre renda fixa? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
dinheiro poupança pode ser penhorado