Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda quando e como preencher uma GRU

A- A+

Se GRU é uma sigla estranha no seu mundo, fique tranquilo. Ela veio ao mundo para facilitar o acerto de contas do contribuinte com o poder público federal.

A Guia de Recolhimento da União é um dos documentos instituídos pelo Ministério da Fazenda para pagamentos a órgãos públicos no nível federal. Por meio dela é possível fazer o recolhimento das receitas de órgãos, fundos, autarquias, fundações e demais entidades integrantes dos orçamentos fiscal e da seguridade social, tais como taxas (custas judiciais, emissão de passaporte etc.), aluguéis de imóveis públicos, serviços administrativos e educacionais (inscrição de vestibular/concursos, expedição de certificados pela Universidades Públicas Federais), multas (da Polícia Rodoviária Federal, do Código Eleitoral, do Serviço Militar etc.), entre tantas outras.

Foto: iStock, by Getty Images

GRU é usada para pagamentos de taxas à União, como no caso do requerimento do passaporte. Foto: iStock, by Getty Images

Hora de preencher a GRU

Caso você precise preencher uma GRU, saiba que existem dois tipos dela: a GRU Simples e a GRU Cobrança. De acordo com informações do Tesouro Nacional, a GRU Cobrança pode ser paga em qualquer instituição financeira até a data de vencimento. Já no caso da GRU Simples, o pagamento tem de ser efetuado exclusivamente no Banco do Brasil.

A referência ao Banco do Brasil ocorre em virtude da isenção de tarifas para o governo. A permissão do pagamento em qualquer banco resultaria em cobrança de tarifas que, na maioria das vezes, não são compensadas pelos valores recolhidos por meio da GRU Simples. No banco estatal, as opções de pagamento são a internet, os terminais de autoatendimento, guichê do caixa ou, em casos específicos, por meio de depósito (GRU Depósito) ou de DOC ou TED.

Onde obter a GRU

A GRU Simples pode ser emitida na forma de um boleto bancário por meio da página do Tesouro Nacional ou, em alguns casos, na própria página do Órgão Público para o qual se deseja pagar a GRU.

Informações em mãos

Antes de iniciar o preenchimento para impressão da GRU, o contribuinte deve ter em mãos todas as informações necessárias como, por exemplo, o código da Unidade Gestora (UG), o código da Gestão, o Código de Recolhimento, o Número de Referência e o valor a ser pago.

Todos os dados necessários ao preenchimento dos campos obrigatórios deverão ser obtidas junto ao órgão público favorecido pelo pagamento (por exemplo, Tribunais, Universidades, Colégios Militares, Biblioteca Nacional, Comando da Marinha, Comando do Exército, Comando da Aeronáutica).

Vivo Descontos

O Vivo Descontos é uma opção para quem quer comprar na internet pagando mais barato. Ao se cadastrar no serviço, o usuário terá direito a muitos cupons de desconto e promoções exclusivas das melhores marcas do Brasil.

Depois de cadastrado, o cliente Vivo poderá acessar e desfrutar de todas as ofertas direto de seu celular, através do site mobile, simCard e mensagem de texto SMS ou ainda em seu computador pelo site Web. Conheça o serviço e aproveite as ofertas.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para preencher uma GRU? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças