Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fosco ou brilhante? Veja qual papel fotográfico comprar

A- A+

Escolher o papel fotográfico na hora de imprimir suas fotos é uma questão de gosto – ou você prefere o fosco ou prefere o brilhante. E, como diz o velho ditado, “gosto não se discute”. Ainda assim, um pouquinho de conhecimento não faz mal a ninguém.

Papel fotográfico fosco marca menos

Um dos motivos mais alegados por pessoas que escolhem o papel fotográfico fosco na hora de imprimir fotos é que ele absorve menos as impressões digitais quando se manuseia as fotos. Em outras palavras, marca menos.

Outra questão que muitos comentam ao dar preferência ao papel fotográfico fosco é que dá melhor visibilidade à foto, gerando menos reflexos. Pessoas com maior sensibilidade à luz, ou que usam óculos, costumam ter problemas com papéis brilhosos, inclusive de revistas e outros materiais.

papel-fotografico

Para imprimir em casa é melhor tomar alguns cuidados para evitar aborrecimentos. Foto: iStock, by Getty Images

Porém, por ser muito poroso, o papel fotográfico fosco não é indicado para aquelas fotos cheias de detalhes ou com muitos tipos de cor.

Papel fotográfico brilhoso dá mais vida

Mas pelo fato de o papel fotográfico fosco (também conhecido como matte) ter mais “qualidades técnicas”, não significa que o brilhoso também não tenha seus méritos. Ele é o mais indicado, por exemplo, para fotografias com cores vivas, pois ressalta mais as cores.

Portanto, quando for imprimir fotos para álbuns ou porta-retratos, vale a pena investir em um papel fotográfico brilhante. Porém, se o trabalho for realizado em uma impressora caseira, deixe as fotos secarem por pelo menos 48 horas, para evitar que elas colem no vidro ou plástico.

Saiba como imprimir com qualidade

Se você optar por imprimir suas fotos em um estabelecimento adequado, seu único trabalho será mesmo escolher o papel. Mas se você planeja fazer isso em casa, é melhor tomar alguns cuidados para evitar aborrecimentos.

Em primeiro lugar, entenda o funcionamento de sua impressora (se é jato de tinta, por exemplo) e identifique o papel mais adequado para ela. Se a marca da impressora também fabrica papel, certamente a indicação será da mesma marca, mas você pode procurar outro com as especificações parecidas.

É importante também manter a impressora regulada para evitar desperdício de tinta ou impressões borradas. Além disso, o papel fotográfico tem um custo elevado. Por isso, melhor testar e ajustar a impressora antes.

Compre com descontos

Para conseguir maior economia ao comprar itens caros como o papel fotográfico, por exemplo, vale a pena apostar em cupons de descontos. Eles podem ser adquiridos em sites epecializados. Mediante cadastro, você consegue reduções de preços com exclusividade de lojas conhecidas no e-commerce.

O Vivo Descontos oferece essas vantagens, com promoções exclusivas de marcas brasileiras. Depois de cadastrado, você recebe ofertas exclusivas via SMS.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

 

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
relógio ou celular
esteira ou bicicleta ergométrica