Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Trabalhador: entenda por que você deve guardar o holerite

A- A+

Você já deve ter ouvido falar que deve guardar por um período determinado os comprovantes de pagamento das contas de água, de luz, de condomínio e muitas outras. Mas você sabia que precisa guardar também o holerite? Sim, seu contracheque pode ser útil – e necessário – mesmo após receber seu salário mensal.

Por quanto tempo se deve guardar o holerite?

Conforme especialistas, a recomendação é que se guarde o holerite por cinco anos, que é o período do tempo sobre o qual o trabalhador pode reclamar direitos caso se sinta lesado. Após o desligamento do emprego, porém, o empregado tem um prazo de dois anos para entrar com ação judicial.

seudinheiro-Holerite

É importante guardar o seu contracheque em local seguro por cinco anos. Foto: iStock, Getty Images

Holerite também é documento fiscal

Além das informações tradicionais – como deduções de impostos, seguros, contribuições de sindicatos e benefícios – o holerite também é um documento fiscal. Além de servir como prova em ações judiciais, ele deve ser guardado até que você receba a demonstração anual do empregador, que servirá como base para o seu Imposto de Renda.

Sobretudo em empresas pequenas e com muitos processos manuais, é possível que ocorram erros no holerite. Por isso, eles devem ser comparados com a descrição que vier na declaração anual da empresa. Em caso de erro, o empregador deve ser avisado.

Para evitar equívocos, a dica é conferir bem o documento antes de assiná-lo, todos os meses. É importante verificar as porcentagens, descontos e benefícios que estão descritos no documento antes de dar o seu “ok”.

Além da relação com o fisco, você pode precisar do holerite em outras situações, como na tomada de crédito ou na inscrição para o financiamento da casa própria. Informações presentes no documento, como a data de contratação, são exigidas por muitas instituições bancárias para conceder empréstimos a seus clientes.

Você vai se interessar por:

Índice INPC de inflação é referência oficial para salário mínimo

Entenda como é feito o cálculo do salário líquido

Veja dicas para pedir aumento de salário

Qual a função do contracheque

Trata-se de um documento emitido por firma comercial ou repartição pública, com dados importantes relativos ao funcionário. O contracheque traz informações como a razão social da empresa, o salário bruto do funcionário, os descontos – como adiantamento de pagamento, contribuição sindical, plano de saúde, alíquota do Imposto de Renda, descontos para institutos de aposentadoria ou pensões, salário-família, auxílio-doença e gratificações.

Em outras palavras, o demonstrativo aponta todos os valores que são subtraídos do salário bruto, até chegar ao valor definitivo que o empregado receberá no mês descrito.

Segurança até na perda do emprego

Se você quer ficar tranquilo em relação às suas contas, o Vivo Conta Garantida pode ser a solução. O seguro garante o pagamento total ou parcial das parcelas a vender do seu celular em caso de perda involuntária de renda, seja por demissão (segurado com vínculo empregatício) ou por afastamento ocasionado por doença (autônomo).

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas sobre o holerite? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Nome sujo impede contratação
Recolocação no mercado com o LinkedIn
Homem desempregado e com dívidas
Novo celular chinês
Reflexão no Dia Mundial do Trabalho
Conversando sobre pretensão salarial