Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda por que tela curva é tendência para celular e TV

A- A+

Se a excelência na qualidade da imagem de TV e na velocidade de navegação dos smartphones foram as apostas do ano que passou, em 2015 as empresas de tecnologia resolveram inovar no design. Televisores e telefones de tela curva já começam a despontar no mercado como a grande novidade do ramo e prometem experiências mais profundas com os aparelhos.

Quando a tela curva facilita

Entre celulares e televisores, a tela curva tem funções e formatos diferentes. Enquanto a curvatura da TV acontece sempre nas extremidades laterais do aparelho, nos smartphones existem variações. Alguns apresentam curvatura côncava nas duas extremidades laterais, outros têm o mesmo tipo de curvatura nas extremidades superior e inferior, enquanto uma terceira linha conta com curva convexa em apenas uma das extremidades laterais.

Isso altera algumas das características da experiência com o aparelho. Se na tela curva do smartphone os reflexos de luminosidade externa são quase nulos, uma grande vantagem dessa tendência, nas telas de televisão os reflexos ficam mais visíveis, por exemplo. Ainda assim, de modo geral, as vantagens da experiência são as mesmas em ambos os aparelhos.

tela-curva-lg

LG G Flex é um dos aparelhos com tela curva disponíveis no mercado. Foto: iStock, by Getty Images

A sensação de imersão é a principal vantagem anunciada pelas marcas. A curvatura da tela abrange um campo mais amplo de visão, ocupando até mesmo alguns campos de visão periférica. Isso causa no usuário a sensação de fazer parte daquela cena ou daquele momento. Nos aparelhos televisores a sensação de imersão é ainda mais perceptível.

Já nos smartphones, a grande vantagem é a forma como o celular se encaixa no corpo. A curvatura das extremidades laterais garante mais firmeza à mão para segurar o aparelho, já que ele se encaixa na curva natural da palma da mão. Para falar ao telefone, a tela curva também facilita. Ela se encaixa melhor na bochecha, na região entre a maçã do rosto e o maxilar.

Com laterais da tela curva, design inovador do Galaxy S6 Edge traz novas funções ao aparelho da Samsung. Foto: iStock, Divulgação

Com laterais da tela curva, design inovador do Galaxy S6 Edge traz novas funções ao aparelho da Samsung. Foto: iStock, Divulgação

As deficiências da tela curva

O design da tela curva é que ainda causa estranha nos consumidores. Após uma sequência de anos com tendências retilíneas, que dominaram desde a arquitetura até os eletrônicos, a mudança no formato das telas ainda não é comum no gosto das pessoas. Como são pioneiros, há também um temor de que a tela se danifique facilmente pelo molde tortuoso.

Nos televisores, a deficiência da tela curva é a localização de um ponto ideal para assistir às cenas exibidas. A região central do aparelho é a única que permite a experiência completa prometida pela curvatura da tela. O problema é que não é possível agrupar todas as pessoas na mesma região, portanto, quem fica posicionado mais nas extremidades acaba vendo as imagens deformadas.

Os aparelhos de TV com tela curva também deixam a desejar com relação aos tamanhos. A curvatura da tela prejudica muito a experiência de visualização em aparelhos com telas menos do que 65 polegadas. Com isso, além de a relação custo x benefício sofrer falhas, o aparelho torna-se vantajoso apenas para quem dispõe de amplos espaços para acomodar a televisão.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das dicas de aparelhos com tela curva? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca