Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Garantia do carro é fator importante na hora da compra

A- A+

Quando você vai comprar um veículo novo, o que importa para você? Modelo, marca, cor, preço, acessórios e tecnologias são fatores decisivos. Mas e a garantia do carro? Ela também é um elemento que precisa entrar na sua equação de compra. Embora muita gente não saiba, o tempo de cobertura pode variar bastante de uma marca para outra, e até mesmo de acordo com o modelo em questão.

Garantia do carro prolongada

A lei estabelece uma prazo de cobertura mínima, detalhada pelo Código de Defesa do Consumidor, e que equivale a 90 dias. Caso um problema de fábrica seja detectado nesse período e não for resolvido em até 30 dias, o consumidor tem o direito de exigir a troca do veículo por outro de modelo semelhante e até mesmo reivindicar o cancelamento da compra.

Mas a maioria das montadoras e revendedoras também oferecem garantia contratual, que dá direito a consertos gratuitos durante um prazo determinado.  Em qualquer um dos casos, o período só começa a valer a partir da entrega do produto e finalização do serviço.

Ambas as proteções também garantem que qualquer reparo seja feito de forma inteiramente gratuita e que todas as peças utilizadas devem ser originais. Estão sob cobertura todos os itens que apresentem falha de material, defeito de fábrica ou problemas anteriores à compra.

“Cada fabricante de automóvel define a sua política de revisões e garantia do produto. Há mais de uma década, era comum os veículos saírem de fábrica com apenas um ano de garantia. Hoje, a média está em três anos e já há marcas que dão mais de seis anos para os seus modelos”, explica o diretor comercial da WebMotors, Thiago Andrade.

Antes de fechar a compra, verifique os prazos da garantia do carro e as condições do fabricante. Foto: iStock, Getty Images

Antes de fechar a compra, verifique os prazos da garantia do carro e as condições do fabricante. Foto: iStock, Getty Images

Fique atento à garantia do carro

Como não há uma norma que regule o prazo de garantia, Andrade destaca que muitos fabricantes têm optado por aumentar o tempo de benefício, como uma forma de passar ao consumidor mais credibilidade sobre o seu produto. Por outro lado, também é preciso se manter ligado à marca por mais tempo, para não perder a garantia.  Então, na hora de comprar o seu carro novo, avalie também quantos anos pretende ficar com ele.

Lembre-se ainda de tirar todas as suas dúvidas e tenha certeza sobre os casos em que a garantia cobre os danos. Os prazos de revisão também são fundamentais, pois a cobertura costuma estar vinculada a eles. Além disso, manter a manutenção em dia é o melhor meio de ter a segurança de que o veículo não vai deixar você na mão nos momentos em que mais precisar dele.

Assistência em emergências

Além da garantia, é importante ter a quem recorrer quando ocorrem imprevistos menores com o seu carro. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das dicas sobre garantia do carro? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label