Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que significa a bandeira vermelha na sua conta de luz

A- A+

Desde o início deste ano, o sistema de bandeiras tarifárias passou a incidir na conta de energia elétrica. Apesar de 2013 e 2014 terem sido anos de testes, muitos consumidores ainda não sabem direito o que significam e para que servem a bandeira vermelha, bandeira amarela e bandeira verde na conta de luz.

As cores das bandeiras seguem o mesmo padrão do semáforo de trânsito e dizem respeito às condições de geração de energia.

bandeira-vermelha

Bandeira tarifária depende do custo da geração da energia no mês. Foto: iStock, by Getty Images

Quando a conta de luz vier com a bandeira verde, significa que os custos para gerar energia naquele mês foram baixos, portanto, a tarifa de energia não terá acréscimo. Se vier com a bandeira amarela, é sinal de atenção, pois os custos de geração estão aumentando. Nesse caso, a tarifa de energia terá acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts/hora (kWh) consumidos. Já a bandeira vermelha mostra que o custo da geração naquele mês está mais alto, com o maior acionamento de termelétricas, e haverá um adicional de R$ 3 a cada 100 kWh.

“As bandeiras não criam um novo custo, mas apenas direcionam a parte variável dos custos da energia elétrica. Como o sistema é dinâmico, as bandeiras refletem instantaneamente a variação desses valores nas cores verde, amarela e vermelha, para facilitar o entendimento dos consumidores”, explica o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.

Economizar reduz impacto da bandeira vermelha

É importante compreender que a conta de luz que você paga dá cobertura para os custos envolvidos na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, além dos encargos setoriais, e as bandeiras tarifárias refletem somente os custos variáveis da geração de energia elétrica. Antes, essas variações só eram repassadas no reajuste anual da conta. Agora, o repasse é automático.

Se a sua conta é bandeira vermelha, você pode adaptar seu consumo e diminuir o valor que você paga, ou ao menos impedir que ele aumente. Quando você faz isso, acaba contribuindo também para reduzir os custos de geração de energia. Por isso, embora seja o custo de geração de energia que determina a cor da bandeira, a redução do consumo ajuda a equilibrar a conta.

Você pode conferir a cor da bandeira na própria conta de luz. A cor da bandeira vem por escrito no campo da descrição do seu consumo, com o respectivo valor adicional que a cor da bandeira gerou.

Multiassistência

Assistências oferecem serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre as bandeiras na conta de luz? Compartilhe!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro