Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que são fundos de pensão e conheça suas vantagens

A- A+

Pensar na aposentadoria, conforme recomendam os educadores financeiros, deveria ser uma preocupação desde a juventude. Nesse sentido, saber o que são fundos de pensão pode representar um futuro mais tranquilo, tendo acesso a uma aplicação financeira vantajosa.

O que são fundos de pensão?

Esse investimento pode ser dividido de duas formas: os fundos de pensão fechados, que geralmente são restritos a funcionários de grandes empresas, e os fundos de pensão abertos, que representam a tradicional previdência privada, operada por meio da rede bancária.

A referência costuma ser o modelo fechado, organizado por empresas ou grupos de empresas. O objetivo é complementar a aposentadoria. Quando o funcionário se aposenta, passa a receber o benefício todos os meses. Se é desligado da empresa antes, pode retirar a parte que lhe cabe.

“Trata-se de um excelente investimento”, avalia o economista Celso Afonso Monteiro Pudwell, que ministra cursos sobre aplicações financeiras.

Saber o que são fundos de pensão pode representar um futuro mais tranquilo.

Fundos são acompanhados por serviços adicionais, que ampliam a proteção. Foto: Shutterstock

Ele explica que, nos fundos de pensão fechados, o funcionário contribui mensalmente com uma parcela, e a empresa aplica uma parte igual para esse colaborador. “Assim, ele já sai com 100% logo no início. Nenhum outro tipo de investimento oferece esse retorno”, sustenta.

Além dessa vantagem, os fundos sempre vêm acompanhados de outros serviços, como pecúlio, seguro de vida, seguro por invalidez ou pensão por morte. É uma garantia de maior estabilidade em caso de invalidez e acidentes, por exemplo, e não apenas na aposentadoria.

Riscos do investimento

Agora que você já sabe o que são os fundos de pensão, pode achar que há apenas vantagens na modalidade. Embora seja mesmo um bom investimento, é preciso ter consciência de que ele requer um prazo longo para ser sacado. Afinal, é uma aplicação de baixa liquidez.

“Se o funcionário precisar sacar o valor aplicado em um prazo inferior a dois anos, por exemplo, ele pagará uma alíquota de 35% de Imposto de Renda”, alerta Pudwell. “É um investimentos com muitos custos embutidos, então, ele deve ser usado exatamente para o que é proposto. Caso contrário, pode trazer ônus”, justifica.

Para o economista, se bem gerido por parte do colaborador, trata-se de um investimento extremamente útil no futuro. Tem um perfil conservador (baixo risco) e é fiscalizado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o que inclui auditorias.

“Fora algumas grandes empresas públicas que estão sendo investigadas, é muito difícil que os fundos de pensão corram qualquer tipo de risco. Sobretudo os pertencentes às empresas privadas”, aponta.

A modalidade está enquadrada na tabela regressiva do Imposto de Renda, o que significa que a alíquota vai caindo à medida que o investidor prorroga o saque. Se um saque no período mínimo significa um recolhimento de 35% no IR, a retirada no vencimento implicaria em 10% de imposto.

Na visão de Pudwell, é uma grande vantagem financeira, sobretudo para que não quer fazer uma planejamento financeiro para o futuro. Nas empresas que oferecem essa opção, ela contempla todos os níveis e cargos, desde os salários com a menor base.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Outra forma de garantir a tranquilidade da sua família é fazendo um seguro de vida. Com o Seguro Vida Plus, da Vivo, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou de saber o que são fundos de pensão? Compartilhe as dicas!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica