Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que faz um gerente de relacionamento de banco

A- A+

Você sabe o que faz um gerente de relacionamento de banco? Respondendo de maneira prática e objetiva, ele é um vendedor. Mas, para explicar melhor, é preciso lembrar de suas várias tarefas. Este profissional atende pessoas físicas e jurídicas e realiza o gerenciamento das contas bancárias dos clientes.

O que faz um gerente de relacionamento de banco

Ele abre e encerra contas na instituição financeira, faz transações importantes de altos valores e resolve questões relativas ao cartão de crédito. Esta pessoa está capacitada e treinada para responder todas as dúvidas dos clientes. É com ele que você deve conversar na hora de escolher suas aplicações ou para solicitar empréstimos.

Lembre-se que o que faz um gerente de relacionamento de banco é primordialmente vender. Este cargo é ligado ao setor comercial das instituições financeiras e, portanto, ele tem metas a cumprir.

Ciente deste aspecto, convém ao cliente estar muito bem informado antes de decidir onde, como e por quais motivos deve investir suas economias. Jamais vá conversar com seu gerente com pressa. Muito menos defina a operação a ser feita em alguns minutos.

o que faz um gerente de relacionamento de banco

Gerente de relacionamento abre e encerra contas, faz transações importantes e resolve questões relativas ao cartão de crédito. Foto: iStock, Getty Images

Marque horário e se prepare para este bate papo sobre investimentos. O gerente de relacionamento de banco tem a função de vender os serviços da instituição financeira. Nem sempre o que é o melhor para as metas do banco corresponde ao que seria mais vantajoso para você.

Portanto, questione todas as alternativas que ele apresentar. Anote todas as taxas e a liquidez de cada opção. Você pode, inclusive, falar abertamente com o seu gerente, perguntando o que ele indicaria para você sob a ótica do banco e exclusivamente o que seria mais lucrativo para a sua situação.

Dessa maneira, ele também saberá que você está bem informado e que você é um cliente que está exigindo transparência nesta relação. Ao final, leve para casa suas anotações e compare as taxas e a liquidez em outras instituições financeiras antes de sair aplicando suas economias sem pesquisar o mercado.

Empréstimos e venda casada

Você sabe o que faz um gerente de relacionamento de banco no quesito empréstimo? Vamos explicar para você ter consciência desta operação e identificar uma possível venda casada – o que é ilegal.

Ao contratar um empréstimo, você deve verificar com o gerente qual o Custo Efetivo Total (CET) da operação. No CET estão todos os encargos que você pagará, como impostos, seguros e taxas. Lembre: vender é o que faz um gerente de relacionamento de banco, cabe ao cliente esmiuçar e exigir detalhadamente cada informação.

Em relação à venda casada, saiba que é crime, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Ao abrir uma conta, seu gerente tem a obrigação (ele tem metas a bater) de oferecer um cartão de crédito. O cliente não tem a obrigação de aceitar. Se o cartão de crédito for incluído sem o seu consentimento, você pode denunciar a instituição financeira pela venda casada.

Diante dessas informações, você pode ter uma ótima relação com o seu gerente, com transparência, em prol do que é melhor para você, e não para o banco.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Entendeu o que faz um gerente de relacionamento de banco? Comente.

Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito