Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é uma cooperativa de crédito

A- A+

Instituições financeiras formadas por associações autônomas de pessoas unidas de forma voluntária, as cooperativas de crédito têm forma e natureza jurídica próprias, sem fins lucrativos, constituídas para prestar serviços a seus associados. Também chamada de cooperativa financeira, uma cooperativa de crédito tem como objetivo prestar serviços financeiros de modo simples e vantajoso para os seus associados, possibilitando o acesso ao crédito e a produtos financeiros como aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, seguros, entre outros.

As cooperativas podem ser formadas por pessoas de uma determinada profissão ou atividade econômica, como agricultores ou microempreendedores. Também há modelos de cooperativas de crédito de livre admissão, que reúnem grupos de associados de diversas origens e atividades produtivas.

Autorizada no Brasil em 1995, por meio de resolução do Banco Central, a criação de bancos cooperativos visava a permitir que as cooperativas de crédito ampliassem a prestação de serviços aos seus associados. Com a medida, as cooperativas de crédito passaram a poder instituir os chamados bancos cooperativos.

cooperativa-de-credito

Os princípios do cooperativismo são adesão voluntária e livre. Foto: iStock, by Getty Images

As cooperativas centrais e os bancos cooperativos são pessoas jurídicas distintas, respondendo cada uma delas de forma independente pelo cumprimento de suas respectivas obrigações legais. Para atender aos seus associados, as cooperativas utilizam-se dos serviços dos bancos cooperativos, sem, no entanto, atuarem como agências de tais instituições financeiras.

Instituições são controladas pelos próprios cooperados

Em linhas gerais, a cooperativa de crédito é uma associação de pessoas que se reúnem com o objetivo de ajudar-se mutuamente, visando a uma melhor administração de seus recursos financeiros. Os princípios do cooperativismo são adesão voluntária e livre, autonomia e independência, interesse pela comunidade, gestão democrática, educação, formação e informação, participação econômica e intercooperação.

Constituir uma cooperativa de crédito traz várias vantagens para os seus membros. As instituições podem oferecer praticamente todos os serviços e produtos financeiros disponibilizados pelos bancos, desde que os clientes sejam seus associados – para tornar-se associado, é necessária a integralização de uma cota do capital da cooperativa.

Dirigida e controlada pelos próprios integrantes, a cooperativa de crédito tem o seu planejamento operacional definido por meio de assembléia de associados. Além disso, a aplicação dos recursos de poupança é direcionada aos cooperados, contribuindo desta forma para o desenvolvimento do grupo e também para o desenvolvimento social do ambiente onde vivem.

Nas cooperativas, os integrantes têm atendimento personalizado e acesso a crédito em prazos e condições mais adequados às características dos respectivos setores econômicos. Por fim, os associados também podem se beneficiar com o retorno de eventuais sobras ou excedentes nos balanços das instituições.

Criado na Europa no século XIX, o cooperativismo é regulado no Brasil por meio de legislações próprias, a Lei 5.764/71 e a Lei Complementar 130/2009. No país, a Lei 4.595/64 equipara as cooperativas financeiras às instituições financeiras comuns. Assim, caso incorram em má gestão ou gestão temerária de instituição financeira, os administradores das cooperativas financeiras estão expostos a Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492), da mesma forma que acontece com os gestores dos bancos tradicionais.

Tarifas em bônus

Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

Empréstimo ou financiamento
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho