Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é pirâmide financeira e como se proteger

A- A+

Se você deparar com um anúncio sugerindo que você compre um kit e conquiste revendedores para obter remuneração, desconfie. Você pode estar diante de uma pirâmide financeira.

Pirâmide financeira é um esquema irregular de captação de recursos com base em indicações. Os lucros prometidos são pagos com aportes dos novos participantes, que pagam para aderir à estrutura. Para fisgar vítimas, os anúncios muitas vezes usam o termo “investimento inicial” para designar essa taxa de adesão, sugerindo que você terá participações futuras no negócio.

O golpe se cristaliza quando a velocidade de expansão da pirâmide financeira não é mais suficiente para pagar a todos os “investidores” e o esquema acaba desmoronando, gerando prejuízos especialmente para os novos recrutas, que não terão tempo para recuperar o que foi “investido”.

piramide-financeira

Não há venda de produto real que garanta a sustentabilidade do negócio. Foto: iStock, by Getty Images

Pirâmide financeira tenta se disfarçar de marketing multinível

Diante do alto número de denúncias sobre esquemas de pirâmide financeira, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) lançaram um Boletim de Proteção ao Consumidor/Investidor, reunindo os principais cuidados para não cair em golpes.

Um dos alertas do boletim é quanto à aparência de regularidade da pirâmide financeira. Em vários casos, a proposta é anunciada como possibilidade de participar de empreendimento de vendas diretas, com remuneração multinível.

Os planos de marketing multinível são estruturados para vender produtos reais, efetivamente utilizados por consumidores, como cosméticos, por exemplo. Nesses casos, também há remuneração por indicação de novos revendedores, mas a principal fonte de compensação decorre das vendas e não do recrutamento de novos membros.

Já nas pirâmides financeiras, não há venda de produto real que garanta a sustentabilidade do negócio. Em geral, são produtos de baixo valor no mercado ou até mesmo virtuais. O objetivo é obter recursos dos novos integrantes, o que fica evidente na oferta, quando ela assume a forma de marketing multinível.

piramide financeira

Como identificar uma pirâmide financeira

Para verificar se um esquema que se apresenta como de marketing multinível é, na realidade, uma pirâmide financeira, o boletim da CVM/Senacon orienta a prestar atenção nos seguintes pontos da oferta:

Exigência de pagamento inicial de valores expressivos para a adesão, especialmente se comparado com o custo do produto e muitas vezes sem uma contrapartida real, como um kit de produtos para revenda;

– O trabalho do “revendedor” não está claramente vinculado a um esforço real de vendas efetivas do produto. Pode até haver alguma atividade envolvida, mas ela faz pouco sentido para a venda, não tem um valor econômico ou poderia ser realizada de forma automática por programas de computador;

– Há promessa de altos ganhos, normalmente em pouco tempo, mas sem que haja clareza quanto a um real esforço do participante com a venda de produtos e sem que os eventuais riscos envolvidos sejam devidamente esclarecidos.

Em caso de dúvida, a recomendação é sempre procurar instituições responsáveis pelo produto ou serviço vinculado ao negócio que está sendo ofertado. Dependendo das características, o esquema de pirâmide financeira pode ser enquadrado como crime contra a economia popular.

Gostou das dicas de pirâmide financeira? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena usar roupas de marca