Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Passagens aéreas baratas: entenda o que é o Skiplagged

A- A+

Famoso nos Estados Unidos, onde tudo começou, o site Skiplagged – que reúne dicas pouco comuns para compra de passagens aéreas mais baratas – fez tanto sucesso que ganhou também uma versão brasileira. No entanto, ela está temporariamente fora do ar, pois o site está sendo processado pelas companhias aéreas Orbitz e United Airlines.

Mas o que o Skiplagged fez de tão complicado para ser processado? Deu dicas ao consumidor de como encontrar passagens mais baratas simplesmente descendo nas conexões. A técnica foi batizada como “hidden city ticketing” ou algo como “bilhetes com cidade oculta”.

Assim, o Skiplagged mostrou que se pode economizar até 60% trocando o voo direto por um mais longe e descer na conexão (que seria o verdadeiro destino). Não é necessário dizer que a prática virou, rapidamente, uma febre.

Skiplagged

No Brasil a prática não é ilegal. Foto: iStock, by Getty Images

No Brasil, técnica do skiplagged não é ilegal

Nos Estados Unidos, as companhias aéreas proíbem as práticas do site Skiplagged já no contrato da compra de passagens, mas não há lei específica para isso. Porém, se o passageiro apressadinho for questionado pela polícia, é melhor falar a verdade. Afinal, lá se pode ser processado por falsidade.

No Brasil, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não há previsão de multa ou outras penalidades para o passageiro que descer em uma conexão do seu voo, independentemente de buscar ajuda em sites como o Skiplagged ou não. Contudo, ele não terá direito a ressarcimento pelo trecho que não voou.

As companhias aéreas justificam a diferença de preços apontada pelo Skiplagged das formas mais diversas. Algumas delas alegam que o preço não se dá somente pela distância percorrida, mas pela procura. Assim, também em função dos aeroportos de destino final, que geralmente são os mais solicitados (e por isso, mais caros).

Só mesmo o Skiplagged para fazer isso

Há cerca de dois anos, era mais fácil encontrar preços mais baixos pela prática do Skiplagged. As companhias aéreas nacionais, porém, encontraram uma forma de dificultar as buscas pela técnica.

Hoje, se você fizer uma pesquisa em um comparador de preços de passagens aéreas, será difícil encontrar um preço menor na conexão. Se encontrar, você pode passar muito trabalho. Se não tiver tempo para isso, terá que esperar o Skiplagged voltar ao ar para dar uma forcinha na sua pesquisa.

Cartão de crédito com benefícios

Se você costuma comprar passagens pela internet, é importante ter um cartão de crédito para garantir a agilidade nos pagamentos, evitando perder boas promoções. Em parceria com dois bancos, a Vivo oferece cartões  para uso nacional e internacional.

Além de garantir suas compras, você também ganha bônus para falar mais (no caso de clientes Vivo Pré ou Pós) ou soma pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por descontos.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito