Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é o neoliberalismo e quais são suas principais práticas

A- A+

Com a crise atual, a economia é um assunto muito debatido no nosso país. Mas nem sempre com a profundidade necessária. Por ser tão importante, é um tema que merece atenção. Por exemplo: você sabe o que é o neoliberalismo e quais suas principais práticas? Abaixo, vamos conhecer um pouquinho dessa doutrina econômica.

O que é o neoliberalismo

Neoliberalismo prega a intervenção mínima do estado. Foto: iStock, Getty Images

O que é o neoliberalismo

Nascido da década de 1970 na Escola Monetarista do Economista Milton Friedman, logo após a crise do petróleo que abalou a economia mundial, o neoliberalismo está baseado em ideias políticas e econômicas que pregam o livre mercado como meio de desenvolvimento um país, sem a intervenção do Estado.

Os defensores do neoliberalismo defendem que este sistema torna a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. 

Por outro lado, alguns críticos alegam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento sofreriam com os resultados de uma política neoliberal. Nesse sentido, argumentam que a contenção de gastos do governo prejudicaria os mais pobres.

Mas algumas das principais economias do mundo se baseiam ou se basearam em princípios neoliberais. Esse modelo teve entre seus adeptos países como Inglaterra, com a primeira-ministra Margaret Thatcher em 1970, e Estados Unidos, com o presidente americano Ronald Reagan na década de 1980.

Hoje, porém, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos não há uma aplicação estrita do neoliberalismo.

Principais características do neoliberalismo

  • Mínima participação estatal nos rumos da economia de um país
  • Pouca intervenção do governo no mercado de trabalho
  • Política de privatização de empresas estatais
  • Livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização
  • Abertura da economia para a entrada de multinacionais
  • Adoção de medidas contra o protecionismo econômico
  • Desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas
  • Diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente
  • Posição contrária aos impostos e tributos excessivos
  • Contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com incertezas financeiras, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Entenda o que é o neoliberalismo e quais suas principais práticas? Comente.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças