Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é o golpe do boleto e saiba como evitar

A- A+

Se você costuma receber faturas de pagamento por e-mail, tenha cuidado. O golpe do boleto, uma fraude que ganhou grandes proporções no ano passado, pode atingir qualquer computador de uma forma relativamente fácil.

Golpe do boleto: 500 mil faturas alteradas

Na metade do ano passado, o golpe do boleto tornou-se um grande problema. Um grupo de hackers encontrou uma forma de alterar o código de barras de boletos bancários, desviando o dinheiro para outras contas.

Embora a quadrilha responsável já tenha sido desmantelada, o prejuízo foi grande. A estimativa é que cerca de 500 mil boletos tenham sido alterados, o que gerou uma arrecadação em torno de R$ 8,5 milhões aos criminosos.

Conforme dados da consultoria E-bit, o boleto bancário é a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, ficando atrás apenas dos pagamentos com cartão de crédito. Por isso, os cuidados devem ser redobrados.

seudinheiro-golpe-do-boleto

Código de barras traz muitas informações. Foto: iStock, by Getty Images

Veja como ficar longe do golpe do boleto

Mesmo que você não seja expert em informática ou em sistemas bancários, é possível tomar algumas precauções para evitar o golpe do boleto. Confira algumas dicas.

1 – Mantenha o computador seguro

As quadrilhas que agem pela internet geralmente atuam por meio de vírus. Não apenas o golpe do boleto, mas o roubo de dados pessoais e números de cartão de crédito são realizados dessa forma. Por isso, mantenha seu antivírus atualizado.

2 – Checar informações

A maioria dos boletos falsificados vem com erros de português. É importante ler o documento com atenção antes de realizar o pagamento.

3 – Confira o código do banco

Aquele número que você pode digitar no caixa eletrônico quando o código de barras não passa traz muitas informações. Uma delas é o código do banco da conta de destino. É para onde vai seu dinheiro. Os três primeiro algarismos identificam a instituição financeira. Você pode conferir todos os códigos no site da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) ou na lista de Código de Compensação (Compe) dos bancos consolidada por Vivo Seu Dinheiro, para verificar se a informação é compatível.

4 – Atenção aos e-mails

É bom manter seu ‘desconfiômetro’ ligado sempre que receber um e-mail com notificações de pagamento, links ou arquivos anexados. Em caso de dúvida, entre em contato com o solicitante para checar informações, evitando o golpe do boleto.

5 – Utilize computadores seguros

Se você tem o hábito de fazer pagamentos via internet, procure utilizar computadores seguros, com um bom antivírus. Evite fazer isso de computadores públicos ou por meio de redes públicas de wi-fi. O mesmo vale quando for gerar segunda via de boletos.

 

Gostou das dicas de golpe do boleto? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria