Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é networking e seus benefícios para a vida profissional

A- A+

Construir uma carreira de sucesso implica em enfrentar muitos desafios e também em buscar atualização constante. Isso vale para todas as áreas, não apenas no conhecimento, mas também no relacionamento. Você sabe, por exemplo, o que é networking?

O que é networking

Ele é basicamente o pai das redes sociais. “Networking é colocar a rede de relacionamento em ação. Significa conhecer pessoas e realizar com elas as trocas mais diversas”, explica a professora Talita Raquel de Oliveira, coordenadora do Projeto de Gestão de Pessoas e Carreira da Unisinos-RS.

Embora esteja quase sempre ligado à questão profissional, o networking é importante em qualquer área. “Alimentar uma boa rede de contatos ajuda a tirar dúvidas sobre determinado assunto, por exemplo”, assinala  

Mas não basta ter uma ampla rede de contatos. É preciso alimentá-la. “A palavra de ordem no network é troca, então, não se deve apenas receber sem doar também”, defende Talita. “E não adianta lembrar dessa rede somente quando tem necessidade de algo. Ela deve ser alimentada constantemente e, para isso, é necessário disposição e tempo”, completa.

Mulher sabe o que é networking

Cultivar rede de relacionamento é importante em todos os momentos da carreira. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do networking

Agora que já sabe o que é networking, não seria exagero entender que ele pode ser o responsável pelo sucesso de várias empreitadas profissionais. “Sempre há algo que não sabemos ou não temos acesso. Se conhecermos a pessoa certa, ela pode abrir caminhos e nos ajudar a resolver um problema”, sustenta Talita.

Por outro lado, você também pode divulgar seus conhecimentos, ajudando outras pessoas. Quem se coloca à disposição para ajudar outros em certas dificuldades profissionais, por exemplo, pode até vir a ser contratado mais tarde.

Se você tem seu próprio negócio, uma forma de desenvolver a rede de relacionamento é por meio da participação em reuniões de associações ligadas ramo de atividade da empresa. Esse tipo de evento geralmente proporciona uma pausa para o café, na qual os empresários podem fortalecer seus contatos.

Você vai se interessar por:

Desenvolva seu relacionamento em 10 dicas

1. Liste seus conhecidos e avalie seu grau de proximidade com eles.

2. Reserve um tempo para cultivar as relações.

3. Frequente lugares novos para melhorar seu networking, e não apenas reuniões e congressos. Bons negócios podem surgir até em mesas de bar ou durante atividades ao ar livre.

4. A web é uma excelente ferramenta, mas também é importante fazer o contato presencial periodicamente.

5. Ao se expressar, tenha o cuidado de ser claro para transmitir a informação correta.

6. Programe-se para fazer um contato, pois isso requer personalização.

7. Não force a barra com seus contatos. Faça um relacionamento de forma natural, sendo você mesmo.

8. Ao contrário do que se pensa, não é na hora do aperto que se faz o melhor networking. Aproveite quando as coisas estão bem (ou seja, quando tem um bom emprego ou um negócio lucrativo) para trabalhar o relacionamento com as pessoas.

9. Não fale mal de outras pessoas. Relacionamento não é fofoca.

10. Seja ético. Não utilize seu networking para roubar contatos ou clonar ideias de outros profissionais.

 

Gostou de saber o que é networking e como aproveitá-lo em sua vida profissional? Compartilhe as dicas!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria