Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é liquidez e como ela repercute nos investimentos

A- A+

Quem ingressa no mundo dos investimentos, logo é apresentado aos seus dois conceitos principais: risco e rentabilidade. Mas eles não são os únicos. Antes de decidir por uma nova aplicação para diversificar sua carteira, é importante saber o que é liquidez e como ela influencia sua estratégia.

O que é liquidez

Liquidez e rentabilidade são facilmente confundidas, mas seus conceitos são bastante diferentes. Enquanto a segunda se refere ao retorno financeiro que o investimento trará, a primeira está relacionadas à facilidade do ativo voltar a ser dinheiro.

Funciona assim: o dinheiro foi convertido em um ativo, um investimento que você escolheu (como ações, títulos públicos ou letras de crédito) Um ativo com alta liquidez é aquele que terá facilidade de venda caso você precise sacar o dinheiro de imediato.

Empresário estudando o que é liquidez.

Ao sacar o valor do investimento antes do prazo, rentabilidade pode ser afetada. Foto: iStock, Getty Images

Para medir a liquidez, é considerado o grau de agilidade na hora de converter o investimento realizado em dinheiro e ao mesmo tempo preservando o seu valor. O que acontece é que é possível que você consiga vender rápido o ativo, mas perca dinheiro de forma significativa nessa venda. Ou o contrário: preserve o valor, mas demore a conseguir vender.

Isso vale para bens ou investimentos. É o caso de imóveis, por exemplo. Em geral, são mais difíceis de vender rapidamente, por isso, é considerado como uma aplicação de baixa liquidez.

Por isso, procure saber qual a rentabilidade do investimento, mas considere também a liquidez sempre que for avaliar um investimento. Se você for precisar de dinheiro em curto prazo, mesmo que a rentabilidade seja alta, pode ter perdas na hora de negociar o ativo.

Alternativas à baixa liquidez

Caso você não possa deixar seu dinheiro parado por algum tempo, opte por modalidades que permitem saques sem perdas significativas, como poupança, por exemplo, de liquidez alta, mas rendimento bem menor.

Existem investimentos que possuem liquidez média, como títulos públicos e fundos de investimentos. Nesses casos há prazos a respeitar, não muito longos, mas não imediatos também, e é preciso verificar se esses prazos estão de acordo com sua expectativa e disponibilidade.

Já as ações costumam ter liquidez alta, dependendo do caso e do papel. Algumas são vendidas com grande facilidade e bom preço, outras dependerão do momento econômico ou da sua própria situação, podendo ser preciso baixar e barganhar para conseguir vender.

Tudo é uma questão de avaliação, perfil e contexto. Se você souber que dispõe de tempo para aquele investimento, que não irá precisar mexer naquele dinheiro por alguns meses ou anos, poderá se concentrar na sua rentabilidade.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou de saber o que é liquidez? Compartilhe esse conteúdo.

O controle financeiro pessoal e o futebol
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira