Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é e para que serve o cartão de crédito virtual

A- A+

A possibilidade de fazer uma compra virtual é a principal vantagem de comprar pela internet, segundo 74% dos consumidores entrevistados em uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizada em janeiro deste ano nas 27 capitais brasileiras.

Preço baixo foi o benefício destacado por 50% dos participantes da pesquisa e economia de tempo foi citada por 33%. Mas um dado em especial chama atenção na pesquisa: dois em cada dez consumidores virtuais (19%) realizaram sua primeira compra pela internet entre 2013 e 2014. Prova de que a opção está abrangendo uma parcela cada vez maior da população.

virtual

Praticidade e preço baixo são vantagens de compra online. Foto: iStock, by Getty Images

 

Para garantir mais segurança nas compras pela internet e oferecer maior proteção ao consumidor que usa o cartão de crédito nessas transações, as operadoras criaram uma alternativa: o cartão de crédito virtual.

Além de proteger o consumidor que fornece dados em sites de compras contra fraudes, o cartão virtual é uma alternativa para quem quer comprar mercadorias em sites estrangeiros, mas não tem um cartão de crédito internacional.

A principal diferença do cartão virtual para o “real” é que ele não tem uma existência física, ou seja, não é um cartão magnético. Em geral, o cartão virtual é criado como um “espelho” de um cartão de crédito convencional, porém com números e dados provisórios.

Cartão virtual é mais seguro

O funcionamento e as condições variam de cada empresa. Na maioria, ao solicitar um cartão virtual, você pode definir o limite de compra, o número de transações e o prazo de validade do cartão. As compras que você faz no cartão virtual são lançadas na mesma fatura do seu cartão de crédito convencional e você conta com os mesmos benefícios nos programas de milhagem.

O diferencial de segurança é que, na hora de fazer uma compra pela internet, você informa os dados desse cartão e não os do seu cartão “real”. Assim, mesmo que suas informações sejam capturadas por alguém mal intencionado, elas não poderão ser usadas em compras e você fica protegido contra golpes.

Existem cartões virtuais desvinculados a cartões físicos, os quais trabalham com sistema pré-pago: você faz uma recarga e fica com crédito disponível para compras.

Fique atento contra fraudes

No ano passado, foram registradas 2.039.588 tentativas de fraude nas quais dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios ou obter crédito indevidamente, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor.  O dado equivale a uma tentativa de fraude a cada 15,5 segundos no país.

Embora em queda em relação ao ano anterior, quando foram registradas 2.204.158 tentativas, a incidência de fraudes no ambiente virtual ainda é bastante alto no país. Por isso, você precisa ficar atento às alternativas para proteger suas compras e evitar que seus dados sejam capturados e usados por pessoas mal intencionadas.

Cartão de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para cartão de crédito virtual? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito