Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é coworking e quais as suas vantagens

A- A+

Se você é um profissional liberal ou está pensando em tirar do papel aquele projeto, é hora de saber o que é coworking. Conhecido como um espaço colaborativo em que pessoas e empresas dividem o mesmo lugar para trabalhar, o serviço representa a inovação no estilo de vida e trabalho que vem acontecendo nos últimos anos.

Mais que compartilhar um local de trabalho, a definição de o que é coworking compreende também um espaço para a troca de conhecimentos e o relacionamento entre pessoas com uma cultura baseada na colaboração, empreendedorismo e inovação. Os escritórios compartilhados já podem ser encontrados por todo o Brasil.

Afinal, o que é coworking?

Para quem se pergunta “o que é coworking?”, a resposta simplificada é que consiste num escritório compartilhado, que abriga, em um mesmo espaço, profissionais e empresas diferentes. Normalmente o profissional paga uma mensalidade e tem direito a toda a infraestrutura de um escritório convencional.

Em geral, isso compreende salas mobiliadas privativas, estações de trabalho coletivas, espaço para eventos, salas de reunião, acesso à internet, treinamentos, serviço de recepção e correspondência, café e área de conveniência, com cozinha e sala de TV, por exemplo.

E tudo por um preço muito mais acessível que montar um escritório particular e arcar com todas as despesas sozinho. Estima-se que os coworkings trazem uma economia de, em média, 85% nos gastos que ocorrem todos os meses.

Principais vantagens do coworking

Para quem trabalha sozinho e em casa, manter a disciplina e a produtividade nem sempre é uma tarefa fácil. O coworking possibilita um local “mais profissional” para que se possa sair de casa e trabalhar, entrando em contato com outras pessoas e mantendo a vantagem de poder fazer seu próprio horário.

Outros benefícios dos escritórios compartilhados são as possibilidades de novos contatos, relacionamentos e até mesmo parcerias, aumentando a abrangência do negócio e prospectando novos clientes, apoiadores ou sócios. Além disso, conhecer projetos e ideias diferentes pode servir como inspiração para o próprio negócio.

Essa troca de conhecimentos proporciona uma certa estabilidade num momento que muitas vezes é de insegurança, no caso de quem está começando um novo projeto. Isso porque se convive com pessoas empreendedoras e que também estão arriscando, fazendo o que gostam e saindo da zona de conforto.

Entenda o que é coworking e quais as suas vantagens

Coworking ajuda a reduzir custos e aumentar rede de contatos. Foto: iStock, Getty Images

Além de todas as vantagens para o empreendedor e para o empreendimento, o coworking também representa uma boa economia. O ambiente compartilhado gera a otimização de espaço, tempo e dinheiro, ajudando a poupar gastos com custos fixos, como contas de luz, telefone e aluguel, por exemplo.

Você vai se interessar por:

Depois de entender o que é coworking e quais as suas vantagens, é preciso avaliar também se a prática vale a pena de acordo com cada tipo de profissional e negócio. Esse estilo de trabalho pode ajudar principalmente pessoas que estão entrando no mundo dos negócios e começando a empreender uma ideia inovadora.

Profissionais liberais que trabalham sozinhos, pessoas que fazem home office e freelancers, por exemplo, também podem tirar proveito dos espaços de coworking. Já para quem precisa de um ambiente mais formal e com privacidade, talvez o escritório compartilhado não seja a melhor opção.

Economize sempre

Se você gosta de economizar sempre, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas e entendeu o que é coworking? Deixe um comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria