Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é COE e saiba como investir nele

A- A+

Se você está em dúvida entre fazer investimentos de renda fixa ou renda variável, provavelmente ainda não sabe o que é COE, até porque essa é uma modalidade relativamente nova. O Certificado de Operações Estruturadas começou a operar no Brasil no ano passado.

O que é COE

A vantagem do COE é que ele viabiliza o acesso e a diversificação a vários mercados, porém vem formatado em um único instrumento, o que significa uma só tributação. Isso elimina os diversos custos que o investidor teria se fizesse aplicações de forma separada.

Para ter uma ideia mais clara do que é COE, ele é semelhante às famosas Notas Estruturadas, amplamente utilizadas na Europa e Estados Unidos.

Os valores mínimos de investimento, indexadores e cenários de perdas e ganhos são definidos pelos bancos.

Opção de investimento, COE é empregado na captação de recursos aos bancos. Foto: iStock, Getty Images

Como investir em COE

Saber o que é COE e como ele funciona ainda é novidade para muitos investidores. Ele foi criado pela Lei 12.249 de 2010 – a mesma que instituiu as Letras Financeiras – mas só foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional do Banco Central no segundo semestre de 2013.

Além de ser uma opção para o investidor, também é uma alternativa de captação de recursos para os bancos.

Com o COE, o vencimento, os valores mínimos de investimento, indexadores e cenários de perdas e ganhos são definidos pelos bancos – de acordo com os diferentes perfis de investidor.

Embora as instituições financeiras sejam as emissoras dos COEs, eles são registrados na Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira), que é autorizada a fazer o depósito e a liquidação dos títulos.

Já quanto à emissão do documento, ela pode ser feita em duas modalidades diferentes. Ou por valor nominal protegido (com garantia do valor principal investido) ou valor nominal em risco (pode perder até o limite do capital investido). Em ambos os casos, é preciso avaliar o perfil do investidor.

Embora o COE ofereça uma espécie de blindagem do investimento, por outro lado, ele não conta com garantia de ganhos, a exemplo do que ocorre com o CDB ou títulos públicos.

Por isso, os especialistas indicam que ele deve ser utilizado como investimento adicional. Caso você invista 10% dos seus recursos na modalidade e não tenha sucesso, você recebe de volta apenas o que investiu.

Você vai se interessar por:

Veja como fugir de erros comuns nos investimentos

Conheça investimentos isentos de Imposto de Renda

Além da poupança: saiba qual o melhor investimento financeiro para você

Números do COE crescem

Poucos investidores sabem o que é COE, mas seu saldo já é positivo. Em junho deste ano, a operação atingiu um estoque de R$ 6 bilhões na Cetip. Isso significa o volume monetário na carteira de investidores – o que não inclui aplicações já vencidas ou resgatadas. Atualmente, ele é oferecido em 14 instituições financeiras no Brasil.

 

Gostou de saber o que é COE? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
dinheiro poupança pode ser penhorado