Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é CDB e quando investir

A- A+

Quando você tem um dinheirinho guardado e vai até o banco para ver como fazer render mais, logo ouve falar em uma série de investimentos, entre eles o CDB. Mas você sabe o que é CDB? O Certificado de Depósito Bancário, o CDB, é um título privado.

O que é CDB: quando você é credor do banco

Os bancos vendem-no aos clientes para captar recursos, e pagam valor corrigido no futuro. Na prática, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao banco para receber, com juros, no futuro. Afinal, as instituições bancárias precisam captar recursos para emprestar a outros clientes.

Você já sabe o que é CDB mas não sabe se vale a pena investir? Pois este é um dos investimentos considerados de baixo risco. O único “perigo” para o investidor seria no caso de a instituição financeira quebrar e não honrar o contrato. Mas até isso pode ser remediado. Títulos de até R$ 250 mil negociados com o mesmo CPF são assegurados pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

o-que-e-cdb

Sempre há margem de negociação das taxas no investimento. Foto: iStock, by Getty Images

Isso significa que é possível investir mais do que isso, desde que em bancos diferentes, sem riscos de não reaver seus recursos. A dica é aplicar o limite máximo de R$ 250 mil por banco, ou ainda transferir algumas aplicações para o nome de filhos ou do cônjuge.

Você vai gostar de:
Como fazer investimentos inteligentes de seu dinheiro
Ouro e prata são boas opções de investimento?
Confira 5 dicas de investimento para iniciantes

Conforme o Guia Prático do CDB do Branco do Brasil, um atrativo desse investimento é que sua tributação pelo Imposto de Renda é decrescente ao longo do período. Além disso, o pagamento do IR ocorre somente no resgate ou no vencimento da aplicação.

O que é CDB pré ou pós-fixado?

Não há muito mistério em negociar um CDB, seja ele com taxas pré-fixadas ou pós-fixadas. É importante saber que – mesmo que seu gerente diga o contrário – sempre há margem de negociação dessas taxas, principalmente quando se trata de valores altos.

O que é CDB pré-fixado? Nesse caso, existe uma taxa de juros fixa, sobre a qual a sua aplicação vai render, pelo período que você acordar com o banco. Se for de 12% ao ano, por exemplo, você já sabe exatamente quanto suas economias vão render.

E o que é CDB pós-fixado? É quando o que determina o rendimento do dinheiro investido é a variação o Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Trata-se de um título negociado exclusivamente entre bancos, que atesta o custo do dinheiro no mercado financeiro.

A taxa média diária do CDI é utilizada como referência para definir o rendimento da sua aplicação. Se você está pensando em investir em CDB, uma dica é procurar bancos menores, pois muitos deles negociam os títulos pós-fixados por uma taxa maior que 100% do CDI.

Gostou das dicas para entender o que é CDB? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena