Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é APN e saiba como configurar no seu celular

A- A+

Se você acabou de comprar um celular novo e precisa conectá-lo à internet da operadora, pode estar se perguntando o que é APN. Afinal, é preciso configurá-la para ter um pacote de dados. Se não fizer isso, seu celular só conseguirá acessar a web via wi-fi.

É importante saber o que é APN.

APN é a porta de entrada no celular para conexão em redes móveis, como 2G, 3G e 4G. Foto: Shutterstock

O que é APN?

Embora o termo não seja muito conhecido, sua explicação é simples. APN é uma sigla para Acess Point Name (traduzindo para o português, significa Nome do Ponto de Acesso). É uma espécie de identificação do aparelho (seja um smartphone ou outro dispositivo móvel), que permite que ele se conecte à operadora.

Antes que você pergunte, nós respondemos: APN não tem nada a ver com a internet wi-fi, pois os caminhos para essa conexão são diferentes. Essa é a porta de entrada apenas para conexões 2G, 3G ou 4G.

Via de regra, o manual do aparelho já traz as orientações para configurar APN. Em muitos casos, a operadora envia um SMS com a senha. Quando o atendente da loja configura o aparelho para você, geralmente esse serviço já vem pronto (e você nem sabe).

Múltipla configuração

Com os novos aparelhos que permitem mais de um chip, para uso do serviço de operadoras diferentes, também é possível configurar mais de uma APN e usar ambos os pacotes de serviços. Basta configurar a APN existente e adicionar padrões novos.

Para adicionar novas conexões, é preciso acessar o menu Configurações e clicar na opção Mais. Por se tratar de algo muito específico e pouco utilizado, a APN sempre fica escondidinha no menu. Depois, clique em Ponto de Acesso e, em seguida, no botão representado por três pontos. Aí é só selecionar opção Nova APN.

Esse caminho pode mudar um pouco, dependendo do aparelho e do sistema operacional. Muitos dos smartphones armazenam esses dados na opção Redes Celulares do menu Configurações. No caso dos dual chips, as duas operadoras já aparecem na mesma tela, bastando clicar no local que você deseja configurar.

Você vai se interessar por:

No momento que você começa a explorar, verá que o nome do ponto de acesso (APN) já está ali, assim como outros dados. Na realidade, configurar a APN é fácil, porém são exigidos muitos dados e o passo a passo pode ser diferente em cada modelo de smartphone.

Por isso, o melhor é procurar no site ou blog da sua operadora a melhor maneira de configurar seu dispositivo. Os tutoriais, além de serem bem simples de seguir, ainda trazem todas as informações que você precisa, com direito a senhas e todos os demais campos necessários para concluir o processo.

 

Tirou suas dúvidas sobre o que é APN? Compartilhe as dicas!

sair da casa dos pais
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns