Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é anuidade diferenciada titular

A- A+

Você sabia que existe uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central (BC) que determina a existência de dois diferentes tipos de cartão de crédito?

De acordo com a Resolução 3.919/2010, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer dois tipos de plástico com características distintas: um básico e um diferenciado. De modo geral, os cartões diferem a partir de suas funcionalidades e valores de tarifas.

Um cartão de crédito básico é utilizado apenas como meio de pagamento e para parcelamento da fatura. Já o diferenciado traz ao consumidor uma série de benefícios que vão além de suas funções básicas. Ele acaba, assim, tendo uma tarifa de anuidade diferenciada, que vai pesar mais no bolso do consumidor.

anuidade-diferenciada

Muitas operadoras oferecem cartões com anuidade grátis no primeiro ano. Foto: iStock, by Getty Images

Características da anuidade diferenciada

A anuidade diferenciada é mais cara do que a cobrada pelo cartão básico porque engloba a disponibilização e utilização de uma rede de estabelecimentos mais ampla, instalada no País e no exterior, para pagamento de bens e serviços.

Além de permitir os pagamentos de bens e serviços, a anuidade diferenciada vincula o cartão do titular a programas de benefícios e recompensas. Esses benefícios e recompensas devem ser divulgados em tabela específica e listados no contrato, com detalhamento sobre a forma de uso.

Entre algumas das vantagens do cartão, que podem configurar a cobrança de uma anuidade diferenciada, estão:

– programa de recompensa ou benefícios de milhagens em companhias aéreas;

– pontos para aquisição de produtos;

– descontos especiais, como pagamento de meia entrada em programas culturais e esportivos, por exemplo;

– seguros e outros serviços.

Consiga desconto na anuidade diferenciada

O fato do cartão de crédito possuir anuidade diferenciada não impede que o cliente solicite desconto na tarifa, uma prática anual cada vez mais comum.

Muitas operadoras oferecem plásticos com anuidade grátis no primeiro ano e só depois os clientes tomam conhecimento do valor real do custo anual do cartão, às vezes levando grandes sustos. A negociação da anuidade, no entanto, é um praxe e as operadoras possuem um setor de atendimento apenas para esse tipo de negociação.

Entre alguns dos argumentos que contam a favor do cliente na hora da negociação estão o histórico do cliente, o tempo e o relacionamento com a instituição financeira. Apelar para o volume financeiro das despesas e mesmo para cartões com anuidades mais baratas no mercado também pode gerar bons descontos ao bolso do consumidor. O cancelamento e a troca por um outro cartão é a última opção na hora da negociação.

Anuidade básica ou diferenciada?

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os clientes têm o direito de optar pelo cartão básico ou diferenciado, escolhendo o melhor produto de acordo com seus interesses.

Caso o cliente esteja insatisfeito com os serviços e tarifa do cartão de crédito, o órgão disponibiliza uma tabela com tarifas, incluindo anuidade, de 19 instituições financeiras para facilitar a troca do plástico.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de anuidade diferenciada? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito