Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é a garantia estendida

A- A+

Quem já comprou qualquer tipo de eletrodoméstico certamente ouviu falar em garantia estendida. Mas você sabe o que é isso? O Procon-SP esclarece que se trata de um tipo de seguro, pago pelo consumidor, para garantir a manutenção do produto após o vencimento da garantia de legal ou garantia contratual.

Quando contratar a garantia estendida?

Após o prazo concedido pelo fornecedor para o funcionamento do produto, ou o período assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), a garantia estendida pode ser contratada. Se o produto quebrar ou estragar após esse período, o comprador pode contar com assistência técnica ou troca do aparelho segurado.

Conforme o artigo 26 do CDC, o período que o usuário tem para reclamar defeitos no bem adquirido – independentemente de ter garantia contratada ou não – é de 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Ainda assim, a garantia estendida geralmente é oferecida no ato da compra.

garantia-estendida

O serviço pode ser uma ótima opção para consumidores. Foto: iStock, by Getty Images

Para saber se vale a pena, cada compra precisa ser avaliada separadamente, assim como o contrato de seguro. Para uma geladeira, que é um bem durável, pode não compensar. Já para um computador, que pode precisar da troca de peças com maior frequência, o valor pago no seguro pode significar uma boa economia.

Dependendo do valor, a garantia estendida pode ser mesmo uma opção interessante. Conforme o Procon-SP, essa modalidade de seguro prevê a devolução do valor do produto, se necessário, ou o conserto em até 30 dias corridos. Caso isso não seja possível, o contrato assegura a substituição do produto com defeito por um novo.

Conheça os tipos de contrato de garantia estendida

Porém, é preciso ter cuidado na hora de assinar o contrato. Conforme as resoluções 122 e 146 da Superintendência de Seguros Privados (Susep), essas garantias somente são asseguradas pelas modalidades ‘Extensão de Garantia – Original’ e ‘Extensão de Garantia – Original Ampliada’.

A garantia estendida que o vendedor da loja oferece para você pode ter três tipos diferentes de contrato:

Original: esse contrato assegura os mesmos itens da garantia de fábrica.

Ampliada: além dos itens de fábrica, a garantia ampliada adiciona mais alguns quesitos.

Diferenciada: a garantia diferenciada cobre itens diferentes dos de fábrica, e nem sempre prevê a troca do produto ou o dinheiro de volta. Por isso, é preciso ler atentamente todas as cláusulas do contrato antes de assinar.

Multiassistência

Se a garantia dos seus eletrodomésticos já venceu, sua tranquilidade pode ser garantida por meio de outros seguros, como o Multiassistência da Vivo.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas de garantia estendida? Deixe seu comentário.

geladeira com freezer ou congelador
vale a pena ter seguro de vida
como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Comprando refrigerador de 2 portas
Negociando conserto de eletrodomésticos