Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda o que é a bateria para casa e empresas

A- A+

Você já ouviu falar na bateria para casa? Criada pela empresa de energia Tesla, conhecida pelo desenvolvimento de motores elétricos para carros, o produto é uma parede que pode armazenar energia a partir de painéis solares e abastecer a maioria das casas durante o horário de pico de consumo, no período da tarde.

Chamada de Powerwall (parede de energia), a bateria para casa proporciona um backup de energia seguro em caso de queda de energia e pode tornar o lar independente da energia elétrica proveniente das companhias elétricas que usam energia fóssil.

bateria-para-casa-divulgacao

A bateria pode ser utilizada na garagem ou no muro da casa. Foto: iStock, by Getty Images

Objetivo da bateria para casa

O objetivo da Tesla com o lançamento da bateria para casa não é nada modesto. Durante o lançamento do produto recentemente, nos Estados Unidos, o fundador da empresa, o norte-americano Elon Musk, afirmou que pretende “mudar a infraestrutura energética e a forma de geração de energia em todo o mundo”.

A energia gerada pela bateria para casa é sustentável, então uma das metas da Tesla é, com o produto, chegar ao “carbono zero”, ou seja, a substituição de fontes de energia e combustíveis fósseis para fontes sustentáveis, caso da energia solar.

Musk também pretende que a bateria exerça um papel importante em países em desenvolvimento onde o fornecimento de eletricidade não é confiável e a energia solar é abundante. “A ideia é que o uso da bateria cause realmente grande impacto para as comunidades mais pobres do mundo que não possuem linhas de transmissão de energia”, afirmou.

Características da bateria para casa

Com 10 anos de garantia e disponível em várias cores (preta, branca, vermelha), a bateria para casa pode ser utilizada na garagem ou no muro da casa e é mais indicada para residências localizadas em regiões com grande incidência de sol, já que ela funciona à base de energia solar.

As dimensões do produto são: 15,25 centímetros de espessura, 1,22 metros de altura e 91 centímetros de largura. Projetada para ser fácil de montar, ela pode ser instalada em cerca de uma hora e possui conexão com internet, sendo seu uso monitorado pela própria Tesla.

O produto já pode ser encomendando online por quem reside nos Estados Unidos, mas as baterias só serão entregues no segundo semestre. A Tesla está lançando dois modelos básicos: um que armazena ciclos diários de 7 kWh e outro que tem capacidade de armazenamento de ciclos semanais de 10kWh. O preço do modelo de 10kWh é de US$ 3,5 mil; o modelo de 7kWh custa US$ 3 mil.

Alemanha e Austrália devem receber o lançamento da bateria até o final de 2015. Em outros países, a bateria para casa só deve estar disponível para comercialização em 2016.

A Tesla está lançando ainda uma versão mais poderosa da bateria para o uso em empresas, a Powerpack, que possui capacidade para armazenar 100kWh e ainda não tem preço definido.

Preserve o seu patrimônio

Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

almofadas para sofá
como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
como abrir uma empreiteira