Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a importância de uma boa entrada para a compra da sua casa

A- A+

O sonho de conquistar a casa própria pode parecer distante, mas com planejamento é possível se programar para chegar até ele. Enquanto o momento do mercado imobiliário é de queda nos preços, a dica é aproveitar e acumular dinheiro para dar como entrada no negócio.

Seja para negociar direto com o proprietário ou mesmo para conversar com o seu gerente sobre as condições de um financiamento, quanto maior a quantia disponível, mais chances você tem de conseguir descontos e economizar na compra.

Uma boa entrada

O momento é de instabilidade na economia, o que implica em um ambiente de baixa liquidez, explica Nelson Frederico de Sousa, professor de finanças do Ibmec-RJ. Ou seja, as pessoas e empresas estão com pouco dinheiro disponível e costumam estar mais dispostas a negociar.

Além disso, conforme lembra Luiz Dias, coach e CEO da Allanis Networks,  em caso de financiamento, ter mais dinheiro para dar como entrada também significa diminuir o volume a ser pago em taxas de juros, que costumam pesar no bolso quando acumuladas ao longo dos meses.

Ao acumular dinheiro para dar uma entrada maior, fica mais fácil comprar a sua casa. Foto: iStock, Getty Images

Ao acumular dinheiro para dar uma entrada maior, fica mais fácil comprar a sua casa. Foto: iStock, Getty Images

Como economizar para dar entrada em um imóvel

Mas, afinal, como juntar o dinheiro necessário para pagar a entrada da casa própria? As alternativas disponíveis são várias e dependem das limitações que o seu orçamento oferece. Antes de tudo, é importante estar ciente de que esse é um processo que requer tempo e dedicação.

O primeiro passo é organizar os seus gastos e anotá-los mensalmente. Ao fazer isso, não deixe nenhum deles de fora, por menor que possa parecer. Na soma do mês, a diferença pode pesar no seu bolso. Feito isso, é hora de avaliar como o seu dinheiro foi empregado.

Se o momento é de economizar, alguns cortes e adaptações podem ser necessários, mesmo que momentaneamente. A dica é avaliar quais são os seus objetivos e definir metas específicas. O ideal é que a quantia comece a ser guardada pelo menos dois anos antes da data em que a compra vai ser efetuada, para não ter surpresas.

Assim que o valor estiver na sua conta, separe-o e evite que ele seja gasto com outras contas e pagamentos. Para aumentar os rendimentos, busque uma modalidade de investimento que ofereça baixo risco e que se adeque aos seus planos. Outra alternativa é utilizar parte do seu saldo do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) como complemento.

Conta pré-paga no celular

Quer uma alternativa para guardar o dinheiro que vai servir como entrada para a sua casa? Então conheça o Vivo Zuum, uma conta pré-paga que funciona a partir do seu celular. Com ele você pode transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Zuum, de qualquer lugar. Não precisa ter conta em banco e nem comprovar renda e só consome o valor que depositou, sem problemas com limites de crédito.

> Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para dar uma boa entrada na compra de um imóvel? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria