Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a fatura do seu cartão de crédito

A- A+

Entender os detalhes da fatura do cartão de crédito é uma boa maneira para o cliente fazer bom uso do “dinheiro de plástico”, conhecer o limite e controlar seus gastos. De acordo com o Banco Central, em 2014 o uso do cartão de crédito cresceu 15% no Brasil em comparação ao ano anterior.

Fique atento a 5 detalhes da sua fatura do cartão

  1. Valores programados

Anote tudo o que você gasta no cartão e confira no extrato da fatura se eles estão entrando exatamente conforme você aprovou no momento da compra ou pagamento efetuado com o cartão de crédito. Confira planilhas que podem ajudar nessa tarefa.

fatura

Controlar semanalmente a fatura é opção de controle. Foto: iStock, by Getty Images

  1. Leia o contrato

Você conhece todas as taxas do seu cartão de crédito? Pois deve saber quais devem vir, quando podem subir e, então, conferir se elas estão de acordo com o negociado com o banco. O Código de Defesa do Consumidor prevê que a fatura deve apresentar cada uma das despesas, em qual lugar foi feito, quais são as taxas de câmbio (quando a compra foi em outro país ou em  site internacional), o valor mínimo do pagamento, juros e data de vencimento.

Um ponto de atenção é o Custo Efetivo Total (CET). Na definição do Banco central, é a taxa correspondente a todos os encargos e despesas incidentes nas operações de crédito contratadas ou oferecidas a uma pessoa ou microempresa. Em outras palavras, CET representa o percentual total somado ao valor que você tomou emprestado, somando juros e outros encargos.

  1. Total a pagar = saldo anterior – total de créditos + total de débitos

Esse é a fórmula mágica da fatura do cartão de crédito. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor simplificou a explicação: “O saldo anterior é o total da fatura anterior. Desse valor se subtrai o total de créditos, que é o valor pago em relação à fatura anterior. Se você pagou tudo, essa conta é igual a zero. Por fim, soma-se ao resultado dessa subtração o total de débitos, que são as novas contas e o saldo da dívida do mês anterior, caso a fatura total não tenha sido paga, mais os juros”.

  1. Multa e juros de mora

De acordo com o Idec, em caso de atraso no pagamento da fatura, há multa de mora, mas esta não pode ser maior do que 2%. Já os juros de mora são contados desde a data do vencimento até a data do pagamento em caso de atraso.

  1. Anuidade

À vista ou parcelada, a anuidade é cobrada pelo uso do cartão pelas administradoras. Alguns bancos isentam os clientes no primeiro ano de uso e na fatura do segundo ano o valor aparece no histórico de despesas.

Acesso semanal à fatura do cartão

A internet veio facilitar a vida de todo mundo. O acesso à fatura do cartão de crédito pode ser feito diariamente pela internet sem quaisquer pagamento de taxas. O economista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) José Vignoli recomenda que uma vez por semana é o tempo ideal para acompanhar o seu gasto.

“Desta forma é possível reconhecer erros com mais facilidade e, ainda, controlar como estão os gastos para que a vida financeira da família não saia do controle”, diz.

Quando algum valor não for reconhecido, é preciso certificar-se se o caso é uma fraude (uso indevido de seu cartão de crédito para compras ou pagamentos). Nesse caso, você deve entrar em contato imediatamente com a emissora do cartão para bloqueá-lo. Normalmente, você encontra um número de telefone da central de atendimento no verso do cartão. Feito o aviso, a administradora do cartão pode começar os procedimentos para estornar (devolver) o valor.

Benefícios dos Cartões de Crédito Vivo

Garantir vantagens cotidianas com o cartão de crédito é um bom negócio. Uma opção para quem busca mais benefícios é solicitar um dos Cartões de Crédito Vivo. Emitidos em parceria com os bancos Santander e Itau, os cartões oferecem bônus de recarga de celular e mais pontos no programa Vivo Valoriza, entre outros benefícios.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para entender a fatura do seu cartão? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito