Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a diferença entre PAC e Sedex para envio de encomendas

A- A+

Precisa enviar uma encomenda pelos Correios? Já sabe qual serviço escolher? Dependendo da sua urgência para a entrega do objeto, saber a diferença entre PAC e Sedex ajuda a escolher a alternativa mais adequada para sua necessidade, evitando prejuízos ao bolso.

Usuário consulta diferença entre PAC e Sedex

Sedex oferece mais opções ao usuário, mas PAC é mais barato. Foto: Marcello Casal Jr, Agência Brasil

Qual a diferença entre PAC e Sedex?

Para entender a diferença entre as duas modalidades de entrega dos Correios, é importante conhecer o funcionamento de cada uma delas. Confira as principais informações:

PAC

O PAC, é o serviço de encomenda econômica, cujas entregas são realizadas de segunda à sexta-feira, ou seja, nos dias úteis, em todo o território nacional. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem utilizar esse serviço.

A grande vantagem é o preço, que é mais baixo que o Sedex, por exemplo. Além disso, conta com disponibilidade de entrega em todo o país, não havendo riscos de o usuário não ter seu objeto encaminhado por falta de atendimento em determinada localidade.

Mas essa não é a melhor opção se você estiver com pressa para entregar uma encomenda. São feitas três tentativas com um produto: a primeira delas no mesmo dia em que o item chega à unidade de distribuição próxima ao destinatário. Se, por algum motivo, o destinatário não receber a encomenda, serão feitas mais duas tentativas em dias úteis subsequentes.

Se a cidade onde mora contar com mais de 200 mil habitantes, também é possível agendar a coleta desse pacote. Isso mesmo: você pode ligar e pedir para que os Correios retirem a encomenda no local em que desejar.

Também é possível rastrear o produto desde a postagem e, assim, você acompanha via internet o caminho percorrido pelo objeto em questão.

Sedex

Já o Sedex apresenta para os clientes uma opção maior de serviços: são diferentes tipos oriundos do principal. Quanto às características, não há diferença entre PAC e Sedex, ao menos não na essência do serviço de entregas. Conheça mais sobre cada ramificação dele:

  • Sedex 10: Serviço de encomenda da linha expressa para o envio de documentos e mercadorias com entrega garantida até as 10 horas da manhã do dia útil seguinte ao da postagem. Porém, não atende todo o território nacional.
  • Sedex a cobrar: Também voltado ao envio de documentos e mercadoria. No momento da postagem, o remetente paga os preços postais e estipula o valor a ser cobrado do destinatário. Entregue em todo o território nacional.
  • Sedex 12: Semelhante ao Sedex 10, mas nesse serviço a encomenda é entregue até às 12 horas da manhã do dia útil seguinte a postagem. Não atende todo o território nacional.
  • Sedex Hoje: Serviço de remessa expressa de documentos e mercadorias com entrega garantida no mesmo dia da postagem. A área de entrega é restrita.

Os preços dos serviços variam de acordo com a sua característica, peso da encomenda e outros encargos cobrados pelos Correios.

Você vai se interessar por:

Regras para entrega de encomendas

A Portaria Nº 567/2011 do Ministério das Comunicações, regulamenta a distribuição nos domicílios com alguns critérios básicos para que a entrega seja realizada. Confira quais são:

  • Os logradouros e vias devem dispor de placas indicativas de nomes instaladas pelo órgão municipal ou distrital responsável
  • As vias devem apresentar condições de segurança e acesso aos empregados dos Correios
  • Os imóveis devem apresentar numeração de forma ordenada, individualizada e única
  • Os imóveis devem apresentar caixa receptora de correspondências, localizada na entrada, ou então, que a pessoa responsável encontre-se no local para receber o item em questão.

Agora que sabe a diferença entre PAC e Sedex, com qual serviço fica? Comente e compartilhe o artigo!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria