Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico

A- A+

Os dois termos são recorrentes nos noticiários e se tornam ainda mais constantes em tempos de crise. Mas você sabe qual é a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico? Existe, de fato, alguma distinção entre eles ou será que podem ser usados como sinônimos? Entenda os conceitos e seu impacto nas finanças pessoais.

Diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico

Entre as dez maiores economias do mundo, país peca no desenvolvimento humano. Foto: iStock, Getty Images

Diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico

Muitas pessoas confundem os dois conceitos, mas as autoridades mundiais realizam as medições de maneiras bem distintas. O crescimento econômico, por exemplo, é mensurado conforme o Produto Interno Bruto (PIB). Quanto maior a produção de uma determinada região, mais elevado será o seu crescimento.

Vale lembrar que o PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período.

Por outro lado, o conceito de desenvolvimento econômico está relacionado à melhoria do bem-estar da população. Esse fator é medido através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, entre outros.

Atualmente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o critério mais utilizado para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O índice varia entre 0 e 1 – quanto mais alto o valor, melhor é o desempenho de um país nesse setor.

Para que a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico fique bem clara, é interessante acompanhar a posição do Brasil nos dois rankings.

Se o PIB do país o credencia a ter a nona maior economia do mundo, segundo as estimativas do Fundo Monetário Internacional, a colocação conforme o IDH está bem mais abaixo. Conforme o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil aparece na 75º colocação, entre 188 territórios conhecidos pela ONU.

Isso leva a entender que, países ricos tendem a ser mais desenvolvidos, mas que o crescimento, sozinho, não garante bons lugares no ranking do IDH.

Quando os conceitos são sinônimos

Se, para alguns, a diferença entre conceitos é bem marcante, para outros, como o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, podem ser encarados como sinônimos. Bresser-Pereira defende que definir crescimento econômico como simples aumento da renda per capita é simplificar o seu significado.

Segundo ele, até há casos em que a produção média por habitante aumenta, mas, no longo prazo, não existe crescimento generalizado dos salários e dos padrões de consumo da sociedade. Ou seja, o desenvolvimento econômico implica transformações estruturais do sistema econômico que o simples crescimento da renda per capita não assegura.

“Em resumo, para o processo do desenvolvimento econômico, concorrem inúmeros fatores que se encadeiam uns aos outros. Como o crescimento decorre da acumulação de capital e do progresso técnico, é essencial saber se os empresários estão sendo estimulados a investir e inovar. Se não existirem estímulos, é sinal de que o problema está na falta de uma estratégia nacional de desenvolvimento”, finaliza o economista.

Você vai se interessar por:

Conheça o Vivo Zuum

Se o dinheiro é uma preocupação e a economia uma necessidade, você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Este artigo sobre a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico foi útil para você? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria