Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como usar softwares do pacote Office

A- A+

Para você que trabalha de forma autônoma, saiba que existem formas que podem auxiliar no exercício da sua profissão. Uma delas é por meio do pacote Office da Microsoft. Ele pode ser seu aliado na controle das finanças e no agendamento de suas tarefas . Conheça os principais softwares e os seus funcionamentos.

office

Planilhas podem ser feitas de forma prática no pacote. Foto: iStock, by Getty Images

Principais programas do pacote office da Microsoft

Word: excelente software para criação e edição de textos. Possui inúmeras opções de formatação e permite acrescentar notas de comentários e de correções. Outro ponto positivo, está na hora de exportar os arquivos. O Word apresenta possibilidade de diversos formatos de exportação em diferente plataformas computacionais.

Excel: software para construção de planilhas, armazenamentos de dados, cruzamento de informações e controles. Tem recursos de cálculos complexos e construções de planilhas dinâmicas. Pode funcionar como um grande aliado no controle financeiro.

“Com esse software é possível além de armazenar qualquer tipo de informação, construir planilhas dinâmicas com cálculos simples ou complexos, e principalmente, a possibilidade de cruzar essas informações”, afirma o consultor de tecnologias e dono da consultoria Blog da TI, Leonardo Lopes.

Você pode, por exemplo, organizar uma planilha com o nome das seus clientes fixos, com o produto por eles pedidos e o valor da encomenda. Outra funcionalidade do programa é para ambientes corporativos.

“Podemos conectar uma planilha excel ao software de chão de fábrica para buscar informações de produção. Basta para isso, conectar a um sistema financeiro de entrada e saída. Assim, com poucos cliques, é possível extrair informações gerenciais de decisão, sem a necessidade de equipes de desenvolvimento ou programadores”, exemplifica Leonardo.

PowerPoint: programa voltado para a criação de apresentações gráficas. Proporciona a utilização de recursos de imagem, som e vídeo com efeitos de animações e composições de slides. Ótima opção para você mostrar o lançamento de um produto para suas clientes. Uma boa propaganda pode lhe render uma venda.

Outlook: suas principais funções são a de receber e enviar e-mails. No entanto, existem alguns outros recursos que podem ser úteis nas suas tarefas profissionais. O calendário, por exemplo, pode auxiliar muito na organização do seu dia a dia e no agendamento de tarefas. Além disso, ele possibilita o gerenciamento dos seus contatos de trabalho.

OneNote: é o software mais recente incluído no pacote Office. Muito útil para inclusão de anotações, coleta de informações e colaboração multi-usuário.

Vale a pena pagar para ter o licenciamento do pacote office?

“A Microsoft vem trabalhando pesado na busca por alternativas para que os valores de licenciamento tornem atrativos, não só às empresas, mas também aos usuários domésticos. Obviamente, precisa ser analisado cada caso em específico, principalmente a questão budget tecnológico para viabilizar a utilização do Office ou qualquer outra ferramenta” avalia o consultor.

Para ele, ferramentas como Zoho, Google Docs e LibreOffice são sim uma boa alternativa para redução de custos, no entanto, os melhores recursos e um suporte preciso, não há nada como a Microsoft.

“Acho sim, que vale muito a pena custear a licença para essas ferramentas, principalmente as opções cloud”, finaliza.

Suporte à informática 24 horas

Agora que conhece as principais utilidades dos programas do pacote Office, o que você acha de ter um especialista técnico disponível 24 horas por dia?

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

memória ou processador
segurança cibernética
comprar um notebook barato
antivírus pago
DDR3 ou DDR4
hd externo de 1, 2 ou 3 tb