Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como será a cobrança do IPVA em Minas Gerais

A- A+

Os proprietários de veículos devem ficar atentos às formas de pagamento do IPVA em Minas Gerais. A Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) divulgou recentemente a tabela de pagamentos e as demais informações. A quitação antecipada já pode ser realizada.

Como pagar o IPVA em Minas Gerais

Todos os pagamentos deverão ser concluídos entre janeiro e março de 2016, porém os dias de vencimento mudam conforme as placas.

Aquelas com final 1 e 2 serão as primeiras da tabela, com vencimento em 13 de janeiro. O pagamento integral do IPVA dará direito ao desconto de 3% se realizado até 31 de março. A taxa de licenciamento é de R$ 85,81.

Já quem deseja pagar parcelado, pode fazê-lo em três prestações, conforme o calendário abaixo, que considera o número final da placa:

  • Finais 1 e 2: 13 de janeiro, 15 de fevereiro, 15 de março
  • Finais 3 e 4: 14 de janeiro, 16 de fevereiro, 16 de março
  • Finais 5 e 6: 15 de janeiro, 17 de fevereiro, 17 de março
  • Finais 7 e 8: 18 de janeiro, 18 de fevereiro, 18 de março
  • Finais 9 e 0: 19 de janeiro, 19 de fevereiro, 19 de março

*O pagamento em parcela única deverá ser realizado sempre no primeiro vencimento

IPVA em Minas Gerais

Quitação antecipada do IPVA já pode ser realizada em Minas Gerais. Foto: Gil Leonardi, Imprensa MG

Frota em Minas Gerais

Conforme informações da Secretaria da Fazenda, até outubro deste ano, a frota mineira era de 9 milhões de veículos emplacados. Esse número significa um acréscimo de 4,56% no ano, ou 395 mil veículos a mais.

Dentro desse contexto, a projeção do estado de Minas Gerais é arrecadar R$ 4,4 bilhões, aumentando em 14,19% o montante em relação a este ano. No total, serão 547 milhões a mais, sendo que cerca de 30% dos contribuintes devem optar por pagar em parcela única.

A quitação pode ser realizada nos terminais de autoatendimento ou em guichês dos agentes arrecadadores autorizados. Para efetuar o pagamento, basta informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Do valor total arrecadado com o IPVA, 40% ficam com o Estado, 40% são destinados aos municípios e 20% são direcionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Você vai se interessar por: 

Cálculo do IPVA em Minas Gerais

A apuração do valor venal, que serve como base de cálculo do IPVA, foi realizada por técnicos da Secretaria da Fazenda, com subsídio da pesquisa de mercado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea-USP).

Esses dados são aplicados para calcular o valor do imposto de veículos usados. Para os novos, a base de cálculo é o valor que consta na nota fiscal. Já para os veículos usados e importados diretamente pelo consumidor, aplica-se como base o valor do veículo estrangeiro novo.

 

E você, como pretende pagar o IPVA em Minas Gerais? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade