Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Enem 2015: entenda certificação de conclusão do Ensino Médio

A- A+

Pessoas que não concluíram o Ensino Médio também podem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), não somente para avaliar seu desempenho, mas para conseguir o certificado de conclusão desta etapa do ensino.

A portaria 10 do Ministério da Educação (MEC), de 2012, e a portaria 179 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), garantem direito a todo cidadão, maior de 18 anos, que marcarem, no ato da inscrição, a opção de utilizar o exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, bem como a Instituição Certificadora.

De acordo com a portaria, as instituições certificadoras são as secretarias de Estado da Educação e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As instituições habilitadas a certificar, com base nos resultados do Enem 2015, podem ser conferidas no site do Inep.

enem-2015

As notas do Enem 2015 são o resultado da soma das notas das quatro provas. Foto: iStock, by Getty Images

Para fazer a solicitação, é preciso ter 18 anos completos da data da primeira prova do Enem 2015 e atingir 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e mínimo de 500 pontos da redação.

Na última edição do exame, apenas 10% dos 67,2 mil candidatos que tentaram conseguir o diploma do Ensino Médio conseguiram atingir a pontuação mínima. Para quem tentará a chance de conclusão no Enem 2015, após os resultados, o candidato habilitado deverá procurar a instituição certificadora escolhida no preenchimento da inscrição.

Cada uma das certificadoras é responsável por definir a forma de encaminhamento dos diplomas, bem como o pedido de documentos para os estudantes aprovados.

Como serão usadas as notas Enem 2015

As notas do Enem 2015 são o resultado da soma das notas das quatro provas de conhecimentos (Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas), mais a prova dissertativa argumentativa de redação.

Uma boa preparação é a melhor maneira de garantir uma boa pontuação, tendo em vista que as notas do Enem 2015 podem ser a porta de entrada em programas educacionais como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ambos do governo federal e que concedem bons descontos – ou até mesmo a integralidade das mensalidades – em universidades particulares.

Perspectivas para o Enem 2015

As inscrições para o Enem 2015 provavelmente serão realizadas em maio, tão logo o Inep divulgue o http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao, e serão realizadas por um período de 15 dias, exclusivamente pela internet. As provadas serão aplicadas em dois dias consecutivos, com a data provável de 24 e 25 de outubro. Os resultados, porém, só serão divulgados em janeiro de 2016.

Em 2014, a participação foi de 2,5 milhões de alunos nos testes, embora mais de 9 mil tenham realizado a inscrição. As inscrições são sempre realizadas pelo site do Inep.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês
Aulas particulares de português
Profissionais oriundos da faculdade de Engenharia de Produção