Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como funciona o PGBL para sua aposentadoria

A- A+

O Plano Gerador de Benefício Livre, abreviado na sigla PGBL, é um tipo de investimento que funciona como uma previdência privada. Ou seja, é um complemento aos benefícios financeiros recebidos através do INSS e também um modo de aplicar o seu dinheiro.

Mas, diferente da previdência pública, ele não garante benefícios sociais como aposentadoria por invalidez ou pensão por morte e é negociado diretamente com instituições financeiras que possuam planos próprios. Uma das vantagens oferecidas é a possibilidade de contar com descontos na sua declaração do Imposto de Renda.

PGBL e o Imposto de Renda

O PGBL é fiscalizado pelo Banco Central e funciona da seguinte forma: o contribuinte paga, mensalmente, um valor determinado em contrato e depois conta com a possibilidade de resgatá-lo, seja integralmente ou em mensalidades. Dessa forma, fica mais fácil economizar o seu dinheiro e evitar que ele seja consumido sem necessidade.
De acordo com o fundador do General Investidor, Bruno Papi, eles são indicados  para aqueles que fazem a declaração do Imposto de Renda no modelo completo e são tributados na fonte. Afinal de contas, nesses casos é possível conseguir vantagens financeiras.
“As contribuições que fizer para um plano de previdência privada do tipo PGBL que somem até 12% da sua renda bruta anual serão deduzidas da base de cálculo do Imposto de Renda, fazendo com que você, no mínimo, adie o pagamento do tributo”, explica Frederico Torres, economista do blog Educando o Seu Bolso.
Caso você escolha deixar o dinheiro aplicado durante um período mais longo, de dez anos, e opte pela tributação regressiva, ele alerta ainda que é possível conseguir uma alíquota reduzida, de aproximadamente 10%. Mas, apesar dessa vantagem, considere ainda as taxas de administração cobradas para contratar um PGBL, que podem diminuir o seu lucro. Nessa hora, uma pesquisa detalhada de mercado é a sua melhor aliada.
PGBL

Antes de investir em um PGBL, avalie as taxas envolvidas. Foto: iStock, Getty Images

PGBL é complemento de renda para o futuro

Para quem deseja pensar no futuro, o Plano Gerador de Benefício Livre deve ser visto ainda como uma poupança que vai complementar os recursos recebidos pela previdência pública. Afinal de contas, o valor recebido através da aposentadoria pode não ser suficiente para manter o seu padrão de vida e garantir mais conforto.

Se as dívidas não permitem que você poupe o suficiente para investir, é hora de revisar o seu orçamento e organizar as contas. Para facilitar, defina metas pessoais que incentivem a economia de recursos e permitam aproveitar mais tarde.

Segurança para sua família

Além de pensar em um plano de previdência, é importante estar preparado para os imprevistos. A Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, oferece seguros de acidentes pessoais e vida. Além disso, a contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você também pretende investir em PGBL? Comente!

como lucrar vendendo artesanato
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
oscilações da Bolsa de Valores