Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como funciona o limite do cartão de crédito

A- A+

Estourar o limite do cartão de crédito pode colocar as contas de uma família no vermelho. É por isso que saber exatamente como funciona esse limite é importante para quem quer fazer bom uso do crédito.

Muitas vezes, esse estouro acontece porque o limite do cartão de crédito acaba servindo para cobrir despesas domésticas, ainda mais em tempos de crise nas finanças. O resultado é a cobrança de juros a cada fatura, aumentando a dívida.

Segundo o educador financeiro Leandro Rassier, é um erro deixar o cartão de crédito virar uma bola de neve. Para evitar que a situação fique incontrolável, é importante compreender como funciona o limite do cartão e as respectivas taxas de juros para poder gerenciar melhor essa ferramenta.

limite-do-cartao

Evite comprometer todo o seu limite. Foto: iStock, by Getty Images

 

Entenda o limite  do cartão

A operadora define um percentual limite de comprometimento para ser gasto com o cartão de crédito. Cada compra que você faz, vai abatendo o limite de compras que você tem. Quando você paga a fatura, o limite volta ao valor inicial. Se você faz uma compra parcelada, o valor total é subtraído do limite do cartão e vai sendo restabelecido gradualmente, conforme o pagamento das parcelas a cada fatura.

Um dos principais fatores que compromete o limite do cartão de crédito é fazer o chamado pagamento mínimo. Quando você faz isso, você passa a pagar juros sobre o valor devido, que incidirão na fatura seguinte. Além de comprometer seu limite de compras, você estará aumentando sua dívida.

Evite usar todo o limite do cartão

Para evitar que o limite do cartão se transforme em uma dívida difícil de quitar, a dica do educador financeiro Leandro Rassier é evitar comprometer todo o limite. Ele aconselha a trabalhar com metade do limite total como teto, para evitar o gasto excessivo.

Se você já estourou a cota e está com dificuldades de pagar o valor total da fatura, o conselho de Rassier é buscar uma alternativa para o pagamento e trocar de dívida, já que os juros do cartão costumam ser mais altos.

“É preferível usar o cheque especial ou pegar um empréstimo para fazer o pagamento total da fatura e pagar a dívida com juros mais baixos”, orienta.

O consultor destaca que, se usado com responsabilidade, o cartão de crédito apresenta muitas vantagens ao consumidor. Além da segurança e praticidade, pois dispensa a necessidade de sair com altas quantias de dinheiro para fazer compras e pagamentos, há programas de pontuação que se convertem em vantagens para reduzir custos em diversos produtos e serviços.

Cartão de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de limite do cartão? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet