Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como funciona o financiamento do Procaminhoneiro

A- A+

Você já ouviu falar sobre o Procaminhoneiro? O termo faz referência a um programa de financiamento criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltado para a aquisição de caminhões novos ou usados de fabricação nacional.

O Procaminhoneiro foi criado em 2006 com o objetivo de modernizar a frota brasileira e já financiou a compra de mais de 28 mil veículos. Além da aquisição de novos caminhões, a linha de financiamento também pode ser utilizada para a compra de outros equipamentos novos ou usados (com até 10 anos de fabricação), sistemas de rastreamentos ou seguro do bem e seguro prestamista.

Prazos e taxas do Procaminhoneiro

Um das vantagens do Procaminhoneiro são as taxas de juros do financiamento, bem mais baixas do que as praticadas em outros tipos de empréstimos. Atualmente, a taxa de juros é pré-fixada em 9% ao ano, já incluída a remuneração da instituição financeira credenciada de 3% ao ano.

procaminhoneiro

Procaminhoneiro foi criado em 2006 com o objetivo de modernizar a frota brasileira . Foto: iStock, by Getty Images

No caso de taxas de juros variáveis, a taxa será composta pelo custo financeiro juntamente com a remuneração do BNDES, taxa de intermediação financeira e a remuneração da instituição credenciada.

O financiamento cobre até 70% do valor dos itens financiáveis. Os prazos do financiamento vão depender do tipo de equipamento adquirido:

caminhões ou equipamentos novos tem prazo de 96 meses, incluída a carência de seis meses;

– caminhões e equipamentos com até sete anos de fabricação podem ser financiados em até 72 meses, incluída a carência de seis meses;

– caminhões e equipamentos usados entre oito e dez anos de fabricação, o financiamento é em até 60 meses, incluída a carência de seis meses.

O percentual de participação do BNDES no financiamento pode ser ampliado até 90% do valor do equipamento. Mas o aumento desse percentual implica também no pagamento de taxas de juros mais elevadas. No caso da taxa de juros fixa, ela pode chegar aos 17,96% ao ano. No caso da taxa de juros variável, ela deve ser negociada entre o solicitante do financiamento e as partes envolvidas na transação.

Quem pode solicitar o Procaminhoneiro?

O Procaminhoneiro é destinado a caminhoneiros autônomos e microempreendedores e microempresários do segmento do transporte rodoviário de carga com faturamento até R$ 2,4 milhões por ano.

O apoio financeiro oferecido pelo financiamento limita-se a uma unidade de cada equipamento, no caso de caminhoneiros autônomos, e, no máximo, três unidades de cada componente para microempreendedores e microempresários.

No caso do transportador autônomo de cargas, para solicitar o financiamento, deverá ser comprovada a inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), emitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Apesar de liberar os recursos do Procaminhoneiro, o BNDES repassa esses valores para os bancos comerciais que fazem o empréstimo direto ao caminhoneiro ou microempresa. A liberação do financiamento é feita com garantia obrigatória do BNDES FGI – Fungo Garantidor para Investimento, que visa facilitar a obtenção de crédito ao complementar as garantias oferecidas pelos caminhoneiros autônomos e microempresas.

Para solicitar o financiamento, o interessado deve dirigir-se a uma das instituições financeiras habilitadas a operar com o BNDES FGI.

Saiba mais sobre o Procaminhoneiro no site do BNDES.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
não consigo pegar empréstimo
cooperativa habitacional
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho