Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como funciona o débito automático e quando ele é útil

A- A+

Se você tem qualquer tipo de conta em seu nome, certamente já ouviu falar em débito automático. Mas afinal, o que é isso? Conforme o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) este é um serviço que os bancos oferecem a seus clientes, visando dar mais praticidade.

Para trabalhar com débito automático, o cliente precisa autorizar o banco a descontar da sua conta o valor referente a serviços constantes como água, luz, gás, escola, entre outros. A instituição financeira, uma vez autorizada, descontará o dinheiro sempre na data de vencimento.

Vantagens do débito automático

A principal vantagem, claro, é a comodidade. A negociação direta entre o credor e o banco elimina a espera pelos boletos, as filas de pagamento ou correria para emitir uma segunda via quando a fatura atrasa. Algumas empresas oferecem até descontos para os clientes que optam por esse sistema.

debito-automatico

É importante não confundir débito automático com débito em conta. Foto: iStock, by Getty Images

Cuidados ao realizar a transação

Tanta comodidade oferecida pelo débito automático não significa que você deve descuidar dos seus pagamentos. O Idec aconselha verificar regularmente o extrato bancário, para evitar, por exemplo, a duplicidade de pagamentos. Além disso, é preciso sempre certificar-se que você terá saldo suficiente, ainda mais se você não sabe o valor da conta que está por vencer.

Outra atitude importante é avisar o banco em caso de suspensão do serviço, para que a entidade financeira esteja ciente da interrupção da cobrança. O Idec também aconselha não colocar em débito automático contas cujos valores diferem muito de um mês para o outro.

Se você está pensando em correr para o banco e autorizar esse sistema de pagamento, é fundamental verificar se a instituição cobra alguma taxa pela utilização do serviço. As opções de comodidade são muito atraentes, mas é necessário calcular para ver se o preço disso tudo não é alto.

Ainda que alguns contratos assinados com os bancos prevejam o desconto de prestações de forma automática, é necessário um monitoramento por parte do cliente. Desconto do valor mínimo de cartão de crédito em atraso, por exemplo, não pode ser efetuado sem autorização do correntista.  Conforme o Código de Defesa do Consumidor, essa é uma prática abusiva.

Débito automático x débito em conta

É importante não confundir débito automático com débito em conta, apesar de ambos os serviços funcionarem de formas muito parecidas. A diferença básica é que o débito em conta é utilizado para o pagamento de dívidas mais curtas, com data prevista para acabar. Um parcelamento de assinatura de jornal, por exemplo, realizado em cinco ou seis vezes.

Transforme tarifas em bônus

Clientes Vivo têm mais opções de benefícios. A Conta Bônus reverte o valor pago em tarifas do banco ou do cartão de crédito em bônus de ligações. O serviço está disponível para clientes Pré, Pós ou Controle. Os bônus são disponibilizados em até dez dias úteis após o débito da tarifa.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Gostou das dicas de débito automático? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
cartão inválido ou não localizado
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho