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por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como funciona a seção de achados e perdidos dos Correios

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Você foi assaltado, furtado, ou simplesmente chegou em casa e percebeu que perdeu sua carteira e, com ela, uma série de documentos. A essas alturas, você já vai pegando um remédio para a dor de cabeça, pois sabe que o transtorno para refazer tudo será grande, assim como o preço. Mas antes de recomeçar, faça uma busca na seção de achados e perdidos dos Correios.

Achados e perdidos dos Correios pode ser acessado pela internet

A melhor notícia é que, para fazer uma consulta ao serviço de achados e perdidos dos Correios não é preciso nem sair de casa. Por meio do site dos Correios você pode verificar se o seu nome consta na lista.

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Para conseguir retirar os documentos há uma taxa de R$ 4,30. Foto: iStock, by Getty Images

Se estiver, você precisa verificar em que unidade está e ir até o setor de achados e perdidos dos Correios de uma agência próxima a você para solicitar o envio dos seus documentos. É importante saber que cada unidade mantém os pertences encontrados durante 60 dias, e depois os encaminha aos órgãos emissores.

Para conseguir retirar os documentos, é necessário pagar uma taxa de R$ 4,30 e, claro, comprovar que eles pertencem a você. Da mesma forma que você pode consultar os achados e perdidos dos Correios, também pode entregar lá os documentos que eventualmente encontrar.

E se o documento não estiver nos achados e perdidos dos Correios?

No caso de perda ou extravio de documentos, é preciso contar com todas as possibilidades. E uma delas é a de os seus itens perdidos não estarem entre os achados e perdidos dos Correios. Por isso, há medidas preventivas a serem tomadas.

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Uma das primeiras atitudes, assim que perceber a falta de seus documentos, é registrar um boletim de ocorrência (o famoso BO) em uma delegacia da Polícia Civil. Hoje em dia, não há mais necessidade de se deslocar para fazer isso. Basta acessar o site da Polícia Civil do seu estado e fazer uma ocorrência de forma virtual.

Esse documento pode ser útil também para a comprovação nos Correios, se for o caso, mas muito mais em outras situações que podem ocorrer com documentos extraviados. Outra atitude importante, após o registro do BO, é comunicar o extravio aos órgãos de proteção ao crédito.

info ACHADOS E PERDIDOS

Após o cadastro do alerta no sistema de crédito, caso alguém tente cometer uma fraude com seus documentos – como compra, abertura de contas, financiamentos, empréstimos – o comerciante que fez a pesquisa de crédito será informado do bloqueio e de que está diante de fraude.

Se você não quer contar apenas com a sorte, um seguro pode ser a solução. Em parceria com a seguradora Ace, a Vivo oferece o Seguro Proteção Urbana, que conta com a modalidade Bolsa/Pasta protegida. A indenização está prevista em caso de roubo ou furto qualificado e cobre a bolsa ou pasta e o conteúdo furtado.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

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