Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Entenda como calcular FGTS e monitore os seus ganhos

A- A+

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um direito de todo brasileiro que trabalha com carteira assinada. Apesar da sua presença mensal no contracheque, nem sempre os valores depositados pela fonte pagadora são facilmente compreendidos pelo trabalhador, assim como acontece com os juros que incidem sobre o saldo. Mas não é difícil aprender como calcular FGTS e monitorar os seus ganhos.

Saiba como calcular FGTS

O FGTS tem como objetivo constituir-se um pecúlio disponibilizado quando da aposentadoria ou morte do trabalhador. Ele representa ainda uma garantia de indenização por tempo de serviço no caso de demissão do empregado sem justa causa. Suas regras ainda preveem saques por motivos de doença ou para a aquisição de um imóvel.

De acordo com a Lei 8.036/90, o cálculo do FGTS é feito a partir do próprio salário do empregado. “Todo mês, as empresas devem depositar na conta do fundo do trabalhador o equivalente a 8% do seu salário bruto. A ideia é que, ao final de um ano, elas tenham depositado na conta o equivalente a um salário”, explica Mario Alberto Avelino, presidente do Instituto FGTS Fácil (IFF).

como-calcular-fgts

O FGTS representa uma garantia de indenização por tempo de serviço. Foto: Marcelo Camargo/ABr

Esse valor não é descontado em folha e sai do bolso do próprio empregador. No caso de contratos de trabalho firmados através da Lei 11.180/05, os chamados contratos de aprendizagem, o percentual para calcular o FGTS é reduzido para 2%.

O depósito do FGTS deve ser realizado pela empresa até o sétimo dia útil do mês subsequente ao trabalhado. E esses valores ainda sofrem reajustes. “Todo dia 10, a conta vinculada ao fundo recebe rendimentos e correção monetária similar àquela aplicada às contas de poupança em aniversário no mesmo dia, além de taxas de juros de 3% ao ano”, afirma Avelino.

Além das 12 parcelas referentes aos salários mensais do trabalhador, o empregador tem obrigação ainda de realizar depósito do FGTS referente ao 13º salário e a um terço das férias gozadas pelo trabalhador.

Você vai se interessar por:

Posso fazer o saque FGTS para casamento? Descubra

Posso usar o FGTS para reformar a casa? Descubra

Monitore o saldo do seu FGTS

O depósito na conta do fundo é obrigatório, mas muitas empresas infringem a legislação, prejudicando o trabalhador. Para acompanhar os depósitos e verificar se o cálculo do FGTS está sendo feito corretamente, o empregado deve consultar o saldo da conta do fundo regularmente. E há diversas maneiras de se fazer isso.

A consulta pode ser feita no site da Caixa Econômica Federal, instituição bancária responsável pelas contas do fundo. Basta o trabalhador informar o seu número do NIS (Número de Identificação Social) do PIS/PASEP e a sua senha, gerada em cadastro prévio.

O saldo do FGTS pode ser também consultado via celular, no aplicativo da própria Caixa Econômica (disponível para Android, iOS e Windows Phone). O usuário deve informar o número do PIS/PASEP e a senha cadastrada.

O trabalhador ainda pode receber extratos das contas do fundo em casa. Se o seu endereço estiver atualizado, a Caixa realiza a postagem bimestralmente do extrato FGTS via correio, permitindo o acompanhamento dos lançamentos realizados. O endereço pode ser atualizado no site da Caixa, em qualquer agência do banco ou mesmo pelo telefone 0800-726-01-01.

Alívio no desemprego

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Aprendeu como calcular FGTS? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Novo celular chinês
Comparativo de celulares ajuda a escolher
Homem avalia comprar iPhone 5S usado
Homem comunica IMEI bloqueado
Jovem preocupada com Carrier IQ
Mulher sabe como pagar Uber no celular