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por Vivo Seu Dinheiro

Banco de dados sobre seu perfil de compras melhora oferta de descontos

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Muito mais do que uma forma de você fazer compras pagando menos pelos produtos, cupons de desconto fazem parte de uma estratégia de vendas construída para direcionar o consumidor certo ao produto certo. Isso porque o cupom de desconto é um dos meios usados pelo comércio para gerar banco de dados sobre o seu perfil de compras.

As lojas abastecem seus bancos de dados cruzando informações pessoais, como sexo, idade e a região onde você vive, com seu histórico de compras. Essas informações são armazenadas no seu perfil de usuário, já que, via de regra, você precisa fazer um cadastro para usar cupons de desconto em sites. Quanto mais você usa esse serviço, mais você personaliza o seu perfil – e as ofertas que aquela empresa vai sugerir para você.

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O sistema armazena seus dados e agrega ao seu histórico de compras. Foto: iStock, by Getty Images

É usual que os termos de uso do próprio site informem que, a partir da utilização dos cupons de desconto, o sistema identificará o seu perfil de compras e passará a oferecer descontos baseados em suas preferências. Informam também que, uma vez cadastrados, os usuários automaticamente autorizam o recebimento de e-mails com comunicações relacionadas a ofertas da loja.

Consumidores preferem ofertas personalizadas

Números do setor mostram que a estratégia de usar banco de dados para oferecer promoções personalizadas agrada consumidores e aumenta o potencial de vendas do e-commerce. Projeções do e-Bit, especialista em geração de dados sobre o comércio online, indicam que o uso de cupons de desconto na internet chega a 50 milhões de usuários ativos no Brasil.

Além disso, o volume de buscas pela expressão “cupons de desconto” no Google dobra a cada ano, segundo a empresa americana. E o melhor: 85% dos usuários preferem ofertas personalizadas com base em compras anteriores, de acordo com um levantamento da Synqera, especializada em marketing digital.

Como as empresas geram banco de dados

Em linhas gerais, é possível dizer que é você mesmo quem constrói o banco de dados que as empresas usam para gerar ofertas personalizadas. Isso porque você abastece os sites das lojas em que você usa cupons de desconto com informações pessoais, como idade, sexo e endereço.

Como a maior parte dos sites exige que você crie um login de usuário e senha na primeira compra, o sistema armazena seus dados e agrega seu histórico de compras ao perfil informado. Em alguns casos, você tem a opção de preencher assuntos ou categorias de produtos que sejam do seu interesse.

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Assim, o banco de dados associa ao seu perfil as promoções que mais coincidem com suas preferências. Também é possível identificar os produtos mais comprados, a frequência de acessos e o tíquete médio gasto pelo consumidor em cada compra. Tudo isso servirá para compor o perfil de ofertas que você receberá da loja, aumentando seu interesse pelos produtos e o potencial não só de vendas, mas de fidelização do cliente à loja em questão.

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